PETROLINA @ PREFEITURA APRESENTA EDIÇÃO FLI SERTÃO - Observador Independente

BAHIA

15 de agosto de 2018

PETROLINA @ PREFEITURA APRESENTA EDIÇÃO FLI SERTÃO

Crédito da foto // Ascom / PMP    




Lançamento de livros, apresentações musicais, teatro, espaço geek, concurso de cosplays, gincana, atividades multiculturais e esportivas no parque e contação de histórias. Essas são algumas das atividades da 1° edição do Festival de Literatura do Sertão do São Francisco, FliSertão, que acontecerá de 29 de agosto a 2 de setembro.

O Festival foi lançado nesta terça-feira (14), no Parque Josepha Coelho e prestigiado por alunos, professores e escritores. O evento contou com o lançamento do livro, contação de história, show musical, atividades da gincana e ações da oficina de grafitagem. Para Matheus Jorge, autor que lançou a obra ‘Uma Janela para o Coração’, a oportunidade foi muito boa. “Lutamos sempre por um espaço que valorizasse a nossa arte, literatura e o FliSertão é fruto dessa nossa resistência. Estou muito feliz”, pontuou. 

A secretária de Educação do Município, Margareth Zapponi e coordenadora do Festival, Willany Reis, apresentaram a programação e as novidades. No Polo do Centro de Convenções, o Festival vai contar com mais de 50 estandes, funcionando das 9h às 21h e com expectativa de público de 20 mil visitantes. Já no Josepha Coelho, a estimativa é de receber mais de 5 mil pessoas. 

Promovido pela Prefeitura Municipal de Petrolina e Editoras de Livros (Andelivros), o evento vai reunir autores de diversos universos literários para lançamento de livros, debates com o público e palestras, garantindo uma programação, que atende ao público infantil, jovem e adulto. Todas as atividades são gratuitas.O diretor de feiras da Andelivros, Alventino Lima, destaca a importância de Petrolina fazer parte do Calendário Literário de Pernambuco - Clipe. 
O Flisertão tem tudo para figurar entre as principais feiras do estado de Pernambuco. A felicidade que nos toma em poder fazer parte deste evento que acontecerá num lugar de destaque nacional como a cidade de Petrolina muito nos orgulha. O FliSertão é um festival feito para os estudantes, professores e moradores da cidade e das cidades vizinhas, 
destaca Alventino Lima.

O caráter educacional e de formação de novos leitores do Flisertão foi salientado pela Secretária de Educação de Petrolina, Margareth Zaponi. “É uma oportunidade que a gestão do prefeito Miguel Coelho está proporcionando a Petrolina. Vamos trabalhar para tornar nossa cidade, de fato, leitora”, pontuou. 

HOMENAGEM

Com o tema “Petrolina: cidade alfabetizadora”, o festival homenageará o escritor Antônio Padilha (in memorian). O escritor é autor do marcante livro ‘Pedro e Lina’, um romance sobre o surgimento da cidade. A feira literária contará, ainda, com um concurso literário para crianças e jovens com objetivo de incentivar a produção literária que levará o nome do homenageado. 

PROGRAMAÇÃO

A programação do FliSertão terá início na manhã da quarta-feira (29/08), a partir das 9h, quando o Centro de Convenções já receberá alunos das escolas de Petrolina e o público em geral. A solenidade oficial de abertura, no entanto, só acontecerá à noite, às 19h, quando serão prestadas homenagens ao escritor petrolinense Antônio Padilha.

A noite seguirá animada pelo melhor da poesia matuta: Jessier Quirino subirá ao palco para apresentar seus “causos” com humor no recital “Juntando os Cacarecos”, tendo como principal mote o Sertão, através das histórias e poemas de noivos sertanejos, que juntam os seus cacarecos para se casar.

O segundo dia do Festival contará com a palestra poética de Chico Pedrosa e o show de Maciel Melo, filho da terra de destaque nacional.

Dias 30 e 31, paralelamente à feira, acontecerá o Polo Parque no qual serão oferecidas atividades de recreação, esportivas e culturais para as crianças e adolescentes.

Outra atração especial da quinta-feira no palco principal da feira (30), o educador e psicólogo Marcus Jullierme com a palestra “O mundo do Pequeno Príncipe com um olhar para o novo” onde abordará assuntos referentes à coleção de livros de sua autoria adquiridos pelo município para serem trabalhados em 2019.

Dia 31, às 19h, contará com a presença da especialista em educação sexual e comunicadora social do Programa Altas Horas, Laura Müller

Nos dias 1° e 2 de setembro acontecerá a Oficina de Escrita Criativa com o renomado jornalista e escritor Raimundo Carrero, assim como o lançamento do seu último livro “Tetralogia”. Na noite do dia 1° acontecerá o show musical de Santanna, o cantador

O domingo promete ser um grande dia para os vestibulandos. Para eles, o festival reservou, às 10h, um bate-papo com o experiente professor de biologia Fernando Beltrão. Comandando há décadas o mais famoso cursinho de biologia do Recife, Fernandinho, como é carinhosamente chamado pelos alunos, autografará o livro Eu, um vencedor, que reúne 99 textos da cultura popular, interpretados, comentados e adaptados para a realidade dos estudantes, vestibulandos e concurseiros.


Ascom // PMP

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.

O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.

VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas