SALVADOR @ Baleias jubarte chegam ao litoral baiano na temporada de observação - Observador Independente

BAHIA

4 de agosto de 2018

SALVADOR @ Baleias jubarte chegam ao litoral baiano na temporada de observação

Segundo informações do Projeto Baleia Jubarte, animais podem ser vistos em passeios de barcos até mês de outubro. Crédito da foto / TV Bahia



Temporada de observação de baleias atrai visitantes para as praias da Linha Verde

A temporada de observação das baleias está aberta na Bahia entre os meses de agosto e outubro. Os animais que podem chegar a 16 metros de comprimento e pesar 40 toneladas na Praia do Forte, região turística do município de Mata de São João, na região metropolitana de Salvador.


As baleias podem ser vistas de barco, com 100 metros de distancia. A decisão de chegar mais perto, podem ser feitas pelas baleias. O Projeto Baleia Jubarte é responsável pela pesquisa e o monitoramento dos animais. "Nada melhor do que levar as pessoas para ver esse verdadeiro natural que a gente tem. Concerteza isso agrega um valor muito grande nela porque as pessoas conhecem e só preservam o que conhecem", disse o coordenador do projeto, Enrico Marcovaldi.

O passeio para ver as baleias atrai turistas e baianos que ficam na esperança de presenciar de perto os animais. “A expectativa é boa e emocionante. Sou baiano e todo mundo vem. Eu não vou conhecer? Complicado. Chegou a hora”, disse o contador, Wallace Brito, que estava com a família.
Turistas e baianos podem observar de perto as baleias (Foto: TV Bahia)


O trajeto é sempre acompanhado por um biólogo, que serve de guia durante o passeio. “Primeira coisa que a gente tenta ver quando ela vem respirar é o burrifo, ela vai fazer aquela cortina de vapor d’água, é o primeiro sinal. Ou algum outro comportamento aéreo, um salto, um splash quando ela cai. Qualquer movimentação na água é onde a gente está indo na direção”, contou o biólogo, Sérgio Cipolotti.



g1/bahia

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.

O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.

VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas