SALVADOR @ Museu da Misericórdia desenvolve ações para visita de grupos escolares - Observador Independente

BAHIA

14 de agosto de 2018

SALVADOR @ Museu da Misericórdia desenvolve ações para visita de grupos escolares

Visitas a museus entretêm e estimulam novas formas de aprendizado Especial de Conteúdo
06/07/2018 às 14h00 // Foto: Divulgação




Se você não frequenta mais a escola, certamente se lembra das visitas que fazia a museus. Se ainda é um estudante, essas visitas provavelmente fazem parte da sua rotina. Associar educação e cultura é uma prática bastante utilizada nas instituições de ensino e indicada por especialistas.

Visitas a museus entretêm e estimulam novas formas de aprendizado. Em Salvador, muitos espaços culturais trabalham com o estímulo a essa prática pedagógica. Um deles é o Museu da Misericórdia, da Santa Casa da Bahia. 

O local, que abriga 469 anos de história, com obras que datam do século XVII até os dias atuais, recebe grupos de estudantes universitários e alunos de escolas públicas e particulares.

A pedagoga do museu, Lúcia de Santa Bárbara, explica que as ações educativas desenvolvidas no local acontecem de acordo com o perfil de cada grupo. “Para a educação infantil, realizamos uma visita lúdica, utilizando teatro de fantoches e contação de histórias, tendo como ferramenta didática o que chamamos de big livro e o avental contador”, ela conta.

Além disso, o setor pedagógico do Museu da Misericórdia desenvolve projetos sazonais com o objetivo de reforçar parcerias com as instituições de ensino. Realizado todo mês de março, o “Contando a Nossa História” é um deles. Com a iniciativa, o Museu comemora o aniversário de Salvador e realiza visitas relacionando a história da capital baiana com a trajetória da Santa Casa da Bahia, ambas fundadas no mesmo ano, em 1549.

O Dia das Crianças também é comemorado. No mês de outubro uma programação especial é promovida junto aos alunos das escolas vizinhas ao Museu.

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.

O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.

VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas