SANTO ANTº DE JESUS @ Nação Nagô comemora dia de São Roque com cortejo pela cidade - Observador Independente

BAHIA

16 de agosto de 2018

SANTO ANTº DE JESUS @ Nação Nagô comemora dia de São Roque com cortejo pela cidade

 Baianíssimo o portal Observador Independente esteve acompanhando o cortejo em Santo Antônio de Jesus e o Editor Regional Noedson Ney  de passagem pela cidade não ficou de fora do tradicional banho de pipoca
Crédito da foto Redação SAJ




Na manhã desta quinta-feira, 16, a Bahia e o mundo comemoram o dia de São Roque. O Santo é conhecido como o protetor contra doenças e pragas. Na igreja Católica é lembrado sempre com um tema especial. Neste ano o tema da festa católica é 'Iluminados pelo testemunho de São Roque, sejamos sal da terra e luz do mundo'.

No Candomblé, São Roque é representado por Obaluaê, ou Omolu, orixá responsável tanto pela cura, quanto pela eliminação de doenças infecto-contagiosas. Saber mais sobre

Da Bahia para o mundo a beleza da mulher baiana e a tradição da Nação Nagô
Crédito da foto Redação SAJ


Nos rituais do Candomblé, os fiéis de Obaluaê recebem os tradicionais banhos de pipoca, preparada sem sal e com pedaços de coco, além dos banhos com ervas e alfazema e o uso da Pemba de Oxalá, pó branco feito a partir de raízes.

Crédito da foto Redação SAJ
De acordo com pais de santo, o banho de pipoca é para retirar as impurezas das pessoas e atrair a positividade. O banho com alfazemas representa Yemanjá, rainha das águas e mãe de Obaluaê. Já a Pemba de Oxalá serve para "fechar o corpo".

Além da pipoca, as pessoas comem o mungunzá, uma espécie de mingau feito com grãos de milhos cozidos inteiros, durante toda a festa, também em homenagem ao orixá.

Em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, integrantes dos terreiros da região se reuniram e percorreram as ruas da cidade, oferecendo banho de pipocas e água de cheiro aos transeuntes como parte das comemorações pelo dia do Santo, no município. 

Apesar de ser um Santo católico a Igreja Católica não informou se haverá algum tipo de programação.

Crédito da foto Redação SAJ

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.

O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.

VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas