SANTO ANTº DE JESUS @ Nação Nagô comemora dia de São Roque com cortejo pela cidade - Observador Independente

BAHIA

16 de agosto de 2018

SANTO ANTº DE JESUS @ Nação Nagô comemora dia de São Roque com cortejo pela cidade

 Baianíssimo o portal Observador Independente esteve acompanhando o cortejo em Santo Antônio de Jesus e o Editor Regional Noedson Ney  de passagem pela cidade não ficou de fora do tradicional banho de pipoca
Crédito da foto Redação SAJ




Na manhã desta quinta-feira, 16, a Bahia e o mundo comemoram o dia de São Roque. O Santo é conhecido como o protetor contra doenças e pragas. Na igreja Católica é lembrado sempre com um tema especial. Neste ano o tema da festa católica é 'Iluminados pelo testemunho de São Roque, sejamos sal da terra e luz do mundo'.

No Candomblé, São Roque é representado por Obaluaê, ou Omolu, orixá responsável tanto pela cura, quanto pela eliminação de doenças infecto-contagiosas. Saber mais sobre

Da Bahia para o mundo a beleza da mulher baiana e a tradição da Nação Nagô
Crédito da foto Redação SAJ


Nos rituais do Candomblé, os fiéis de Obaluaê recebem os tradicionais banhos de pipoca, preparada sem sal e com pedaços de coco, além dos banhos com ervas e alfazema e o uso da Pemba de Oxalá, pó branco feito a partir de raízes.

Crédito da foto Redação SAJ
De acordo com pais de santo, o banho de pipoca é para retirar as impurezas das pessoas e atrair a positividade. O banho com alfazemas representa Yemanjá, rainha das águas e mãe de Obaluaê. Já a Pemba de Oxalá serve para "fechar o corpo".

Além da pipoca, as pessoas comem o mungunzá, uma espécie de mingau feito com grãos de milhos cozidos inteiros, durante toda a festa, também em homenagem ao orixá.

Em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, integrantes dos terreiros da região se reuniram e percorreram as ruas da cidade, oferecendo banho de pipocas e água de cheiro aos transeuntes como parte das comemorações pelo dia do Santo, no município. 

Apesar de ser um Santo católico a Igreja Católica não informou se haverá algum tipo de programação.

Crédito da foto Redação SAJ

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.

Paginas