SOBRADINHO @ SECRETARIA DE SAÚDE INTENSIFICA VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE E SARAMPO - Observador Independente

BAHIA

15 de agosto de 2018

SOBRADINHO @ SECRETARIA DE SAÚDE INTENSIFICA VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE E SARAMPO

Crédito do cartaz @ ASCOM // PMS    




A Secretaria de Saúde de Sobradinho realizará no próximo sábado (18), o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e também contra o Sarampo, com o objetivo de intensificar a imunização e alcançar uma ampla cobertura. No sábado as equipes estarão ofertando as duas vacinas em todas as UBS , que funcionarão das 8 às 17 horas, exclusivamente para a imunização. Haverá vacinação também no Centro de Saúde. A Campanha que foi iniciada no último dia 6, vai até 31 de agosto.

A vacina contra Pólio é indicada para crianças menores de 1 ano em 3 doses: a primeira aos 2 meses, seguidas de outras duas, aos 4 e 6 meses, todas elas injetáveis. A proteção é completada com dois reforços da vacina oral, aos 15 meses e aos 4 anos. Em relação ao sarampo, a proteção ocorre por meio da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), indicada no calendário básico quando a criança completa 1 ano. Aos 15 meses, ela é complementada com a vacina tetraviral, que protege contra as mesmas três da tríplice viral acrescida da varicela (ou catapora).

Para garantir uma maior cobertura, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, está disponibilizando a imunização durante essa semana em todas as creches do município. No período de 20 a 24 de agosto as equipes percorrerão o interior do município para aplicação das vacinas. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 95% das 11,2 milhões de crianças dessa faixa etária e diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil.

"Essa situação de baixa cobertura vacinal que se deu em todo Brasil, nos chama mais atenção para a necessidade da imunização. Vamos continuar na luta para eliminar estas doenças do país e isso só acontece através de uma cobertura vacinal elevada. Convido os pais, mães e responsáveis pelas crianças, que têm indicação para as vacinas, a comparecerem aos pontos de vacinação no dia D, sábado, e também quero lembrar que ao longo da semana nossas equipes estão de prontidão para atender as crianças, " ressaltou a Secretária de Saúde Maysa Sanjuan.

Mesmo crianças que estão em dia com a vacinação, devem procurar os locais de imunização. Neste ano, a campanha de vacinação será feita de forma indiscriminada para manter coberturas homogêneas de vacinação. Para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a VIP. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP, a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.



ASCOM PMS
AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.

Paginas