CAMPO FORMOSO @ Duas esculturas e mais de meia tonelada de esmeraldas são apreendidas em fase da Operação Lava Jato - Observador Independente

BAHIA

4 de septiembre de 2018

CAMPO FORMOSO @ Duas esculturas e mais de meia tonelada de esmeraldas são apreendidas em fase da Operação Lava Jato

Quase meia tonelada de esmeraldas foram apreendidas (Foto: Divulgação/Receita Federal)




Dois mandados de prisão foram cumpridos no estado, informou Receita Federal.

Duas esculturas e 580 kg de esmeraldas foram apreendidas, na manhã desta terça-feira (4), na cidade de Campo Formoso, no norte baiano, durante a fase Marakata da Operação Lava Jato. Duas pessoas foram presas na Bahia e outras duas no Rio de Janeiro.

De acordo com a Receita Federal, as esculturas também aparentam ser de esmeraldas, mas serão avaliadas para que seja feita a confirmação. Além das joias, foram apreendidos documentos. A Receita não detalhou que documentos são esses.

Quase meia tonelada de esmeraldas foram apreendidas (Foto: Divulgação/Receita Federal)



A fase Marakata da Operação Lava Jato foi deflagrada nesta manhã e, segundo a Receita Federal, investiga um esquema de comércio ilegal de pedras preciosas e semipreciosas. Este é um desdobramento da Operação Câmbio Desligo.

A Polícia Federal estima que o grupo criminoso já movimentou R$ 44 milhões na venda de esmeraldas para países asiáticos.

As pedras eram exportadas com preços muito abaixo do cobrado, normalmente, gerando uma cadeia de sonegação de tributos, evasão de divisas e lavagem de dinheiro, informou a Receita.

Nas transações, eram usados documentos fiscais e comerciais com esses preços subfaturados, para dar aparência de que o negócio era legal, conforme a Receita. Depois disso, as pedras eram exportadas para a Índia e Hong Kong, no continente asiático.

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.

O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.

VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas