JUAZEIRO @ MULHERES APRENDEM PROFISSÃO PARA EMPREENDER NO MERCADO DE BELEZA - Observador Independente

JUAZEIRO @ MULHERES APRENDEM PROFISSÃO PARA EMPREENDER NO MERCADO DE BELEZA

Compartilhar
Crédito da foto : Ascom Lucinele Santos-Sebrae Juazeiro    




A oportunidade de aprender uma nova profissão, gerar renda familiar e entrar no universo do empreendedorismo. Essa chance chegou para um grupo de mulheres do bairro Itaberaba, em Juazeiro, que até hoje, sexta-feira, 28, participa do curso de Designer de Sobrancelhas, ministrado pela na Escola Municipal José Pereira. A maioria delas, desempregadas, abraçou a ideia com intuito de se capacitar e planejar a abertura do próprio negócio.

"Eu enxerguei a chance de começar a trabalhar para mim mesma, esse é o meu sonho. Estava muito ansiosa em fazer o curso, mas não tinha condições de pagar. A gente recebeu o kit básico de designer de sobrancelhas e eu investi o dinheiro que tinha na compra de outros itens. Quero me profissionalizar e abri o meu negócio", disse a vendedora de loja de confecções, Auristelia Campos.

O curso possui carga horária de 20h e aborda teoria e prática sobre ética profissional, procedimentos de higienização, apresentação de ferramentas de trabalho, simetria da sobrancelha, designer com hena, correção com sombra, técnicas de massagem e perfil do mercado de trabalho. 

A capacitação faz parte das ações do projeto Reacione, da Polícia Militar, que visa atender mulheres em situação de vulnerabilidade social, auxiliando na recuperação da autoestima e inserção ao mercado de trabalho, que, por meio da parceria com o Sebrae em Juazeiro e Instituto Embelleze, conseguiu levar para o bairro a oportunidade de recomeço para essas mulheres.

Para o analista técnico do Sebrae em Juazeiro, Rinaldo Moraes, essa capacitação reúne duas premissas importantes para o instituição: levar o empreendedorismo para potenciais e pequenos negócios e estimular a inclusão social. "A PM nos convidou para fazer parte do projeto e prontamente nos juntamos nessa missão de despertar o valor e potencial dessas futuras empreendedoras. Além de viabilizar apoio técnico, também estamos levando conhecimento por meio de palestras sobre ideias de negócios, empreendedorismo e tendências do mercado de beleza", ressaltou Rinaldo.

Jucilene do Santos começou cedo na área de beleza. Ela fazia manicure e pedicure em salões de Juazeiro, mas atualmente oferece os serviços à domicílio. Agora, Jucielne quer aprender outras técnicas de beleza para abrir o próprio salão. Determinação não falta para a jovem. O que faltava era oportunidade, que veio com o curso de Designer de Sobrancelhas. "Estou me empenhando ao máximo para aprender todos os detalhes sobre a técnica. Meu objetivo é prosperar e crescer no segmento de beleza", planeja a jovem.

O Major da PM, José Roberto Sampaio de Souza, Comandante da 75ª CIPM, disse que o projeto está em fase experimental no Bairro Itaberaba, mas o objetivo é expandir as ações e aumentar os número de mulheres beneficiadas. "O projeto prevê ainda cursos gratuitos de corte e costura, panificação, corte de cabelo, cozinha industrial, dentre outros", concluiu.


Ascom Lucinele Santos-Sebrae

Post Bottom Ad

VivaABahia