JUAZEIRO @ PARQUE FLUVIAL DE JUAZEIRO COMEÇA A RECEBER NOVAS ESCADARIAS DE ACESSO - Observador Independente

BAHIA

6 de septiembre de 2018

JUAZEIRO @ PARQUE FLUVIAL DE JUAZEIRO COMEÇA A RECEBER NOVAS ESCADARIAS DE ACESSO

Crédito da foto - Gardennia Garibalde/SEDUR




Nos próximos dias os cidadãos juazeirenses passam a contar com mais duas opções de acesso à margem do Rio São Francisco, na área do Parque Fluvial, pois a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) iniciou nessa quarta-feira (04) a instalação de duas novas escadarias.

A equipe técnica da SEDUR destaca que a implantação das escadarias foi pensada no sentido de ampliar as oportunidades de acesso ao Parque. 

“A maioria dos acessos são por rampas, que têm um declive muito acentuado, então optamos em colocar as escadarias, que ficarão localizadas nas imediações da Av. Adolfo Viana e a outra juntamente com a rampa metálica que também será implantada em breve e juntas vão compor o acesso do terminal hidroviário, oferecendo mobilidade e acessibilidade das pessoas com deficiência”, explica o engenheiro civil da SEDUR Lucas Souza.

Júlia Rocha disse que passa todos os dias pela área onde uma das escadarias está sendo colocada, pois pega a barquinha que faz a travessia para ir estudar na cidade vizinha e elogiou a idéia. “Vejo muitas pessoas com dificuldade para subir ou descer a rampa, acredito que a escada vai ajudar muito, já é uma melhoria por ser mais uma opção de acesso. 

A obra já melhorou muito o acesso às barquinhas, a paisagem que temos aqui hoje é outra. Tenho certeza que quando toda a obra estiver concluída teremos uma bela opção de lazer”, disse a estudante.

O secretário Hemerson Guimarães visitou a obra para acompanhar a execução dos serviços e acrescentou que além da implantação das escadarias a obra segue com assentamento do piso intertravado na área de convivência do Terminal Hidroviário. 

“A obra do Parque Fluvial vem num ritmo constante, podemos dizer que dos 1.300 m² da área de convivência do terminal hidroviário 90% está com o piso concluído, 40% da obra em geral já foi executada e estamos trabalhando para cumprir o cronograma estabelecido e realizar esse grande sonho da população juazeirense”, destacou Hemerson Guimarães.

A obra do Parque Fluvial é uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, através da SEDUR, fruto de uma parceria do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) do Ministério do Meio Ambiente e do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal. 

A intervenção tem como objetivo promover a revitalização física e paisagística de toda a área considerada como degradada da orla fluvial juazeirense, no trecho entre o muro da Marinha e o inicio do bairro Angari, uma extensão de aproximadamente 3,5 Km.

Até o momento já foram executadas a implantação de academias da saúde, parques infantis, 98% da extensão da pista de Cooper, ciclovia em toda a extensão do parque, recuperação do campo de esportes, das quadras poliesportivas e de areia, e ainda serão executadas uma pista de skate, a estruturação e ordenamento do mirante e criação de um atracadouro náutico, reaproveitamento da cobertura do espaço onde estão localizados os bares do M para a criação de um terminal hidroviário. 

As barracas que ficavam próximas a Marinha, já foram retiradas da margem do rio por questões ambientais e serão ordenadas e padronizadas na área da calçada que será ampliada. Em resumo Juazeiro terá uma nova área de lazer, um novo cartão postal para suas famílias.


Gardennia Garibalde/SEDUR
AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.

Paginas