JUAZEIRO @ PROFISSIONAIS DA REDE DE SAÚDE DE JUAZEIRO PARTICIPAM DE CURSO SOBRE SUPORTE BÁSICO DE VIDA - Observador Independente

BAHIA

2 de septiembre de 2018

JUAZEIRO @ PROFISSIONAIS DA REDE DE SAÚDE DE JUAZEIRO PARTICIPAM DE CURSO SOBRE SUPORTE BÁSICO DE VIDA

Crédito da foto : Elinete Carvalho/ estagiária SESAU




Com a finalidade de qualificar a assistência e a capacidade técnica dos profissionais que atuam na urgência e emergência da rede de saúde do município, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores estão participando de uma capacitação, no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com o tema Suporte Básico de Vidas. O curso teve início no dia 29 de agosto e vai até 27 de setembro.

O curso está sendo realizado pelo coordenador da Central de Regulação Regional, José Dinis e o enfermeiro do (SAMU), Eduilson Nunes Santa Fé, e articula a teoria e prática, ensinando os participantes como identificar uma parada cardiorespiratória e também no aprimoramento da técnica de animação cardiopulmonar. A capacitação segue as normas da Associação Americana de Saúde Pública, (APHA em inglês), o qual internacionaliza no mundo inteiro a técnica de reanimação cardiopulmonar. 

“O objetivo do curso sobre Suporte Básico de Vida é assistir ao paciente com parada cardiorespiratória, onde atuamos na atualização do protocolo de reanimação cardiopulmonar e a identificação previa da parada cardíaca. Então, a gente qualificando a assistência ao usuário acaba diminuindo o número de mortes doenças, desassistida”, frisa José Dinis.

Para o enfermeiro Eduilson Nunes Santa Fé a capacitação é relevante tanto para os profissionais da rede de saúde como para a sociedade. “Esse tema é de suma importância para toda a sociedade que deve saber como se comportar nesses casos. Para os profissionais de saúde significa mais segurança no atendimento. O servidor da saúde do município que participa vai sair sabendo na prática, como reconhecer uma parada cardíaca, a importância de pedir ajuda mesmo dentro do ambiente hospitalar, como fazer a ‘ressuscitação’ cardíaca de maneira efetiva e como usar o desfibrilador”, explica Eduilson Nunes.

A técnica de enfermagem, Francilene Alzira, trabalha no SAMU há 14 anos acha fundamental a realização de curso que aprimorar o serviço oferecido a população. “O curso de Suporte Básico de vida foi muito proveitoso. É importante a realização deste tipo de capacitação para aprimorar ainda mais a assistência prestada à população”, destaca Francilene Alzira.



Elinete Carvalho/ estagiária SESAU
AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.

Paginas