JUAZEIRO @ SEDUC REALIZA FORMAÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS SURDAS - Observador Independente

BAHIA

14 de septiembre de 2018

JUAZEIRO @ SEDUC REALIZA FORMAÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS SURDAS

Crédito da foto : Emanuelle Lustosa/SEDUC / Divulgação    


A Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC realizou nesta quarta-feira (12), a formação para professores 'Os Direitos das Pessoas Surdas', com a participação da professora surda de Libras da UFRB, Verena Gila Fontes e o professor mestre de Salvador Alex Sandrelanio, formador da Pós-Graduação em Libras. 

O evento aconteceu no auditório da SEDUC e reuniu professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro, professores de Petrolina, Sobradinho, alunos surdos e o público em geral.

De acordo com o professor Alex, o principal foco do encontro foi debater os direitos da pessoa surda de aprender sua própria língua, que é a Libras. 

Precisamos resguardar o direito dos surdos de ter um intérprete de Libras, a inclusão da Líbras como disciplina curricular, um instrutor de surdos dentro das unidades escolares, além de pensar em uma escola que seja referência para a educação de surdos. Eu como filho de Juazeiro fico feliz em observar que os professores de AEE estão interessados pela temática, percebo que o município pode avançar cada vez mais na escolarização da pessoa surda, 

avaliou o professor, que atua em uma instituição especifica de educação de surdos - a AESOS, e atende mais de 160 alunos surdos em Salvador. 

Já a professora Verena trouxe uma discusão relacionada à Língua Portuguesa como L2 para surdos.



Emanuelle Lustosa/SEDUC

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.

O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.

VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas