JUAZEIRO @ SEDUC REALIZA FORMAÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS SURDAS - Observador Independente

BAHIA

14 de septiembre de 2018

JUAZEIRO @ SEDUC REALIZA FORMAÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS SURDAS

Crédito da foto : Emanuelle Lustosa/SEDUC / Divulgação    


A Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC realizou nesta quarta-feira (12), a formação para professores 'Os Direitos das Pessoas Surdas', com a participação da professora surda de Libras da UFRB, Verena Gila Fontes e o professor mestre de Salvador Alex Sandrelanio, formador da Pós-Graduação em Libras. 

O evento aconteceu no auditório da SEDUC e reuniu professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro, professores de Petrolina, Sobradinho, alunos surdos e o público em geral.

De acordo com o professor Alex, o principal foco do encontro foi debater os direitos da pessoa surda de aprender sua própria língua, que é a Libras. 

Precisamos resguardar o direito dos surdos de ter um intérprete de Libras, a inclusão da Líbras como disciplina curricular, um instrutor de surdos dentro das unidades escolares, além de pensar em uma escola que seja referência para a educação de surdos. Eu como filho de Juazeiro fico feliz em observar que os professores de AEE estão interessados pela temática, percebo que o município pode avançar cada vez mais na escolarização da pessoa surda, 

avaliou o professor, que atua em uma instituição especifica de educação de surdos - a AESOS, e atende mais de 160 alunos surdos em Salvador. 

Já a professora Verena trouxe uma discusão relacionada à Língua Portuguesa como L2 para surdos.



Emanuelle Lustosa/SEDUC
AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.

Paginas