PETROLINA @ NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO HDM/IMIP INOVA E UTILIZA JOGO DE TABULEIRO EM TREINAMENTO - Observador Independente

BAHIA

20 de septiembre de 2018

PETROLINA @ NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO HDM/IMIP INOVA E UTILIZA JOGO DE TABULEIRO EM TREINAMENTO

Crédito da foto : Ascom - Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina / Divulgação   



Para os treinamentos, o Núcleo de Educação Permanente do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina utiliza diversas metodologias de educação em saúde, que agora incluem um jogo de tabuleiro. A primeira experiência está sendo feita essa semana com o tema: “Administração de Medicação – Teoria dos 9 certos”.

O jogo propõe uma disputa em equipes, onde aquela que acertar mais perguntas é a vencedora. São 21 casas no quiz com questões sobre segurança na administração de medicamentos. O caminho termina após o jogador apontar os indicativos: paciente certo; medicamento certo; via certa; hora certa; dose certa; forma certa; registro certo; orientação certa e resposta certa.

De acordo com a enfermeira gerente do NEP, Rejane Lins, os conhecimentos, mesmo básicos, precisam ser atualizados. “Às vezes a gente entra no modo automático e nem pensa mais sobre o que está fazendo. Então, esses momentos servem justamente para que possamos reavaliar a nossa prática e reaprender o que ficou esquecido”, ressalta.

O processo medicamentoso requer muita atenção da equipe de saúde. O HDM, por exemplo, possui um protocolo de segurança do paciente que deve ser seguido à risca. “Dessa forma nós criamos barreiras e dificultamos o erro”, acredita Rejane. Isso sem falar do alto controle sobre as medicações e informatização da farmácia, que aumentam essa segurança.

“Como esse é um tema de grande relevância buscamos promover a atualização mais de uma vez ao ano no hospital. Fizemos uma em janeiro e agora buscamos uma nova forma de abordar o assunto. Conseguimos através do jogo de tabuleiro, que é algo lúdico e prazeroso. Esperamos repetir a fórmula em outras oportunidades”, conclui a gerente.



Ascom Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina   

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.
O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.
VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas