PILÃO ARCADO @ Jovens rurais recebem incentivos para produção e comercialização de produtos locais - Observador Independente

BAHIA

29 de septiembre de 2018

PILÃO ARCADO @ Jovens rurais recebem incentivos para produção e comercialização de produtos locais

Crédito da foto : Érica Daiane - Agência Chocalho / Divulgação      
  


Treze comunidades rurais dos municípios de Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes no norte baiano, acompanhadas pela Associação de Técnicos em Agropecuária e Apoiadores da Agricultura Familiar no Estado da Bahia (ATAF), serão diretamente beneficiadas com projeto de incremento da produção e comercialização de frutas, caprinos, mel e outros produtos típicos da região.

Essas comunidades contam com uma forte presença de jovens, a maioria filhos e filhas de agricultores familiares que já iniciaram algum cultivo ou criatório de animais e assim também serão contemplados. A ATAF realizará ações de melhorias na comercialização dos produtos cultivados e beneficiados nas Unidades Familiares, especialmente derivados de leite de caprinos, do umbu e do maracujá da caatinga.

A Associação tem sede na cidade de Remanso e é apoiada pelo Serviço de Assessoria a Organizações Populares e Rurais (Sasop), a mesma também atua em outros municípios da região e tem como base um trabalho fundamentado na educação contextualizada e voltada para a valorização da cultura e dos meios de produção familiar agroecológico apropriados à realidade do Semiárido.
Crédito da foto : Érica Daiane - Agência Chocalho / Divulgação      

O presidente da ATAF, o jovem Joelson Lopes Nascimento, que mora na comunidade de Carnaúba, em Pilão Arcado, destaca que as atividades de formação e de levantamento da produção local são de grande importância para as comunidades. 

Joelson também evidencia o quanto a comercialização da produção nas feiras agroecológicas vão fomentar a venda e a divulgação dos produtos. 

Esse convênio vem contribuir com a colocação dos produtos agroecológicos no mercado, fortalecendo também a relação do produtor com o consumidor,

diz Joelson ao reconhecer a geração de renda como ponto crucial para melhoria da qualidade de vida das famílias, especialmente dos jovens que estão na base do trabalho da entidade.

“O que a gente tenta mostrar para os jovens, são as oportunidades que tem no campo, porque os jovens tem migrado muito pra grandes cidades e um dos nossos objetivos é a permanência do jovem no campo,” declarou Edielson Cesar de Souza, jovem agricultor e criador da comunidade de Baixão Novo, interior de Campo Alegre de Lourdes. Ele reconhece a importância social da inserção dos jovens das comunidades nesse projeto.

Os incentivos para essas ações virão partir de um convênio celebrado entre a ATAF e o Pró-Semiárido, que é um projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Estado da Bahia. Os recursos do projeto são frutos do Acordo de Empréstimos entre o Governo da Bahia e Fundo de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).



Agência Chocalho
"Fazendo zuada no sertão!"
(74) 9967-0236 - Vivo
(74) 9109-7373 - Tim/WhatsApp
(74) 8849-5491 - Oi

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.
O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.
VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas