PONTO NOVO @ Barragem do município de Ponto Novo é reativada - Observador Independente

BAHIA

21 de septiembre de 2018

PONTO NOVO @ Barragem do município de Ponto Novo é reativada

 Crédito da foto : Web Interativa : Via Agência Chocalho / Divulgação     




Após um ano e sete meses praticamente sem funcionamento, a barragem de Ponto Novo, município situado no norte baiano, foi reativada nesta quinta-feira (20), em um ato público que contou com a participação de agricultores familiares. Com a reativação da barragem eles irão retomar e ampliar a produção e a comercialização de frutas e verduras cultivadas na área do Distrito de Irrigação.

O gerente do Distrito de Irrigação de Ponto Novo, Eleilson Gama, mencionou as parcerias que ajudaram a concretizar a obra e disse que é uma satisfação ver as águas da barragem voltando a irrigar os lotes das famílias e, assim, contribuir com a qualidade de vida dos produtores e produtoras que há muito tempo esperavam voltar a produzir e garantir o seu sustento.
 Crédito da foto : Web Interativa - Via Agência Chocalho / Divulgação     


O processo de reativação e operacionalização da barragem conta com o aporte técnico e financeiro de R$ 1,2 milhão, proveniente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado Bahia (SDR), por meio do Pró-Semiárido, projeto executado fruto do acordo de empréstimo entre o Governo do Estado da Bahia e o Fundo de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). 

O engenheiro agrônomo do Pró-Semiárido, Aderaldo Viera, citou a importância das famílias de produtores reassentados no processo de elaboração no plano de trabalho que assegurou os investimentos do projeto em ações de melhorias e manutenção dos sistemas de irrigação, que beneficiará toda a produção agrícola das famílias distribuídas em 145 lotes.

Aderaldo lembrou também das famílias acompanhadas pelas entidades de apoio à agricultura familiar como Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) e Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Segundo ele, essas famílias serão contempladas com a reativação da barragem e ampliação das áreas irrigadas do município de Ponto Novo.

A agricultora Socorro Varela, do MST, reconhece a importância dos movimentos sociais nesse processo de luta e reivindicação: “Nós, camponeses e camponesas, também contribuímos com essa luta, contribuímos com essa conquista. É a água voltando, é pão na mesa dos trabalhadores", disse a militante.

O prefeito de Ponto Novo, Tiago Venâncio, também reconhece a importância das parcerias que consolidaram essa realização, que vai fortalecer a economia do município a partir do impulso da agricultura. 

Ele destaca a volta do cultivo da mamona que, junto com outras culturas, serão fortalecidas com o funcionamento da barragem. 
Não desistimos dessa luta e fomos perseverantes. E para os irrigantes, digo que se unam para que possam ter essa força e trazer a sustentabilidade para manter esse Distrito de Irrigação,
declarou o chefe do Executivo.



Agência Chocalho 

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.

O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.

VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas