SALVADOR @ Tirolesa no Morro do Cristo é nova opção turística da capital baiana - Observador Independente

BAHIA

29 de septiembre de 2018

SALVADOR @ Tirolesa no Morro do Cristo é nova opção turística da capital baiana

Crédito da Foto : Secom PMSSAalvador / Divulgação     




O trecho de orla Barra/Ondina, em salvador, passou a contar com dois atrativos que ressalta ainda mais a beleza do local. Uma delas é o Monumento ao Cristo Nosso Senhor, que passou por requalificações da estátua e da área que envolve o monumento, promovidas pela Prefeitura. A outra é a tirolesa instalada no entorno, que foi inaugurada pelo prefeito ACM Neto em cerimônia realizada no fim da tarde desta sexta-feira (28/9).

Acompanhado do vice-prefeito Bruno Reis, secretários e gestores municipais, autoridades e população, o prefeito ressaltou que foi avaliado com cuidado o projeto mais adequado para a área, tombada pela administração municipal no ano passado. “A intenção é preservar o conteúdo histórico e servir de exemplo de como a cidade vem se modernizando e valorizando o espaço público.”

ACM Neto também lembrou que aquela era uma área mal cuidada e que as pessoas estavam deixando de frequentar o local. “Agora, todos vêm aqui para aproveitar o espaço e contemplar Salvador”, completou.

Melhorias – O projeto de requalificação do Morro do Cristo, realizado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), compreende uma área de aproximadamente 500 m², e teve investimento de R$1,2 milhão.

As mudanças no monumento, tombado em março do ano passado através da Lei de Preservação ao Patrimônio Cultural do Município (Lei 8.550/2014), organizada por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), durante homenagem aos 468 anos de Salvador, inclui alvenaria de contenção, piso e iluminação. Foi feita ainda a substituição do pedestal, que passou de granito preto para vidro, sem alterar as características do patrimônio.

A mudança do pedestal tem como intuito fazer com que as pessoas tenham a impressão de que o Cristo pareça “flutuar” sobre o mar. Houve também um restauro da imagem do Cristo com recomposição de um dedo e do cajado, ambos em mármore carrara. Para o acesso à estátua, as antigas placas de concreto foram substituídas por granito, por causa de sua durabilidade, formando degraus ao longo da encosta.

O monumento e seu entorno estão inseridos em Área de Borda Marítima de Salvador, para a qual a atual administração municipal está realizando intervenções buscando a requalificação urbano-ambiental dos seus espaços. Trata-se, portanto, da conservação de um patrimônio, religioso e cultural e da preservação de um dos mais bonitos sítios da cidade do Salvador e importante ponto turístico.

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.

O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.

VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas