SOBRADINHO @ SETEMBRO AMARELO # MUNICÍPIO NO ENFRENTAMENTO AO SUICÍDIO NA TERCEIRA IDADE - Observador Independente

BAHIA

26 de septiembre de 2018

SOBRADINHO @ SETEMBRO AMARELO # MUNICÍPIO NO ENFRENTAMENTO AO SUICÍDIO NA TERCEIRA IDADE

Crédito da foto : Ascom PMSobradinho / Divulgação   




O município de Sobradinho vem desenvolvendo uma série de atividades referentes ao "Setembro Amarelo", que chama atenção para a prevenção do suicídio. Palestras, rodas de conversas e oficinas abriram o diálogo sobre o tema, seguindo a proposta do "Setembro Amarelo", de quebrar o tabu e fazer o enfrentamento ao problema, despertando nas pessoas a necessidade de ajudar aqueles que apresentem qualquer comportamento suicida.

Encerrando a programação, o CRAS, em parceria com a Clinica Médica Popular Do Vale, realizou no Plenário da Câmara Municipal uma palestra sobre a prevenção do suicídio e qualidade de vida na terceira idade. Segundo a palestrante Viviane Jatobá, de todas as doenças e transtornos que chegam com frequência nessa etapa da vida, a depressão pode ser um dos fatores de risco mais difíceis de identificar.

"Nessa fase da vida muitas pessoas começam a refletir sobre os objetivos que alcançaram, mas também sobre as perdas. Alguns têm a sensação de dever cumprido. Outros podem entrar em desespero ao pensar que a morte está se aproximando. Tem muitos casos de suicídio nessa fase. Por isso é importante que a família não ignore os sinais do transtorno e busque ajuda. O que também abordamos neste evento, foi o poder da auto estima e da adoção de hábitos saudáveis para que se tenha uma vida melhor," destacou a palestrante.

A aposentada Maria Cândido da Silva Pinheiro elogiou a iniciativa.

" Eu gostei muito, pois a palestrante esclareceu muita dúvidas que tínhamos em relação aos hábitos alimentares, da importância de praticar exercícios e não se abater diante dos problemas. Ela também falou da importância da gente ter uma boa relação com a nossa família e sempre estar em contato com outras pessoas que possam melhorar o nosso humor. A palestra foi muito boa. Toda equipe está de parabéns, " disse a aposentada.

O Orientador Social do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Romário da Silva Moura, falou da importância do encontro.

"Nós do Serviço de Convivência somos responsáveis por envolver os idosos em atividades recreativas, informativas e de capacitação. Todo este trabalho tem como objetivo manter os idosos distantes dos fatores de risco, como o isolamento social, a depressão e o alcoolismo. Tendo em vista que a taxa de suicídio entre idosos com mais de 70 anos cresce a cada ano, planejamos este importante encontro. O trabalho realizado hoje visa conscientizar os nossos idosos em procurar um estilo de vida saudável para que se possa de fato desfrutar da melhor idade," concluiu o orientador.



Ascom PMSobradinho 

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.
O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.
VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas