JUAZEIRO @ PREFEITURA FORMA MAIS DUAS TURMAS EM CURSOS PROFISSIONALIZANTES VOLTADOS PARA MORADORES DA POLIGONAL URBANA - Observador Independente

BAHIA

30 de octubre de 2018

JUAZEIRO @ PREFEITURA FORMA MAIS DUAS TURMAS EM CURSOS PROFISSIONALIZANTES VOLTADOS PARA MORADORES DA POLIGONAL URBANA

Crédito da foto :: Gardennia Garibalde/SEDUR  / Divulgação      




Mais duas turmas dos cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), foram concluídas. A segunda turma do curso de confeitaria teve 23 concluintes e finalizou as aulas nessa terça-feira (30) e a primeira turma do curso de produção de doces salgados formou 21 alunos e a aula de encerramento aconteceu na ultima sexta-feira (26). 

Os cursos ofertados pela SEDUR fazem parte do conjunto de ações do Projeto Técnico Sócioambiental da Intervenção da Poligonal Urbana, que tem como objetivo potencializar as atividades de mobilização social junto às famílias beneficiadas com as obras que são realizadas pela Prefeitura de Juazeiro, a fim de facilitar a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho.

Com carga horária de 20h os cursos foram realizados na sede da Associação de Moradores do Bairro Vila Tiradentes e atraiu um público variado e muito interessado.

“A turma é muito empenhada e interessada. Durante o curso elas aprenderam os tipos básicos de massa (folhadas e para frituras) e recheios para salgados e pães, elas estão sempre treinando em casa e trazendo para experimentarmos, os resultados são surpreendentes. Estamos chegando ao final do curso com a parte dos doces onde elas estão aprendendo os doces básicos e chocolates finos, trufados. A avaliação do aprendizado é muito boa", destaca a instrutora do curso de produção de doces e salgados, Dulcenete Caetano.

Laiane Oliveira é dona de casa e mora no bairro Jardim das Acácias, ela conta que sempre quis fazer um curso de produção de doces e salgados, mas o orçamento curto não possibilitava. “É uma área que me identifico, são cursos excelentes, ofertados de forma gratuita e que nos dão a oportunidade de adquirir conhecimento. Agora quero colocar em prática e trabalhar”, declara a dona de casa.

Jeane Rodrigues tem um pequeno comércio na área de alimentação em sua casa e para ela, o curso representa uma oportunidade de aperfeiçoamento. “Já trabalho com alimentação e no curso aprendi muita coisa que antes não sabia, principalmente sobre os cuidados com a higiene. É uma oportunidade ímpar”, disse.

Durante o curso os alunos aprenderam técnicas sobre confeitaria básica para iniciantes e bolos artísticos. “Essa é a segunda turma e o desempenho deles está além do esperado. Sempre reforço que a culinária é prática. A técnica eles já tem agora é só praticar”, ressalta a instrutora do curso de confeitaria, Edna Lima.

E quem pensa que os cursos com foco em culinária atraem somente as mulheres está enganado. O aposentado Bartolomeu Barbosa, morador do bairro Alto da Aliança aproveitou a oportunidade para aprimorar os seus dotes culinários no curso de confeitaria. 

“Gosto da arte da culinária, e até me arrisco a fazer alguns bolos por encomenda. Soube do curso e vim me aperfeiçoar, pois sempre temos algo para aprender, sempre tem uma informação, um detalhe novo, coisas mínimas e que no nosso dia a dia fazem muita diferença. A iniciativa da Prefeitura é muito boa, pois possibilita à população de baixa renda uma formação que pode ser revertida em fonte de renda”, destaca o aposentado. 

A diretora social da SEDUR Graciele Gomes explica que entre os meses de setembro e outubro foram ofertadas 6 modalidades de cursos: cabeleireiro, design de sobrancelhas, manicure e pedicure, fabricação de doces e salgados, confeitaria e informática para a melhor idade. 

“Em cada um dos cursos formamos 2 turmas que já tiveram as aulas concluídas, com exceção da 2ª turma do curso de cabeleireiro que finaliza as aulas nessa quarta-feira (31). Nossa previsão é capacitar até julho de 2019 cerca de 720 pessoas com os cursos profissionalizantes na área da Poligonal Urbana”, destaca a diretora social Graciele Gomes.


Gardennia Garibalde/SEDUR

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.

O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.

VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas