JUAZEIRO @ SETEMBRO AMARELO: PREVENÇÃO DO SUICÍDIO É TEMA EM ESCOLAS DO SERTÃO BAIANO - Observador Independente

BAHIA

5 de octubre de 2018

JUAZEIRO @ SETEMBRO AMARELO: PREVENÇÃO DO SUICÍDIO É TEMA EM ESCOLAS DO SERTÃO BAIANO

Crédito da foto : Gestão Ambiental da BR-235/BA





Em alusão ao Setembro Amarelo - campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) -, a Gestão Ambiental da BR-235/BA, executada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), tratou sobre o tema em palestras para mais de 1000 alunos e pais, capacitação para identificação e acolhimento de alunos em sofrimento com 123 professores e diretores de 10 escolas que ficam às margens dos Lotes 1, 2 e 5 da rodovia, que cortam os municípios de Pedro Alexandre, Jeremoabo e Juazeiro, no sertão do norte da Bahia.

A iniciativa foi realizada por meio dos Programas de Comunicação Social (PCS) e Educação Ambiental (PEA). Entre os dias 12 e 27 de setembro, as atividades foram realizadas nas escolas municipais dos povoados Lagoa do Mato, Malhada nova, Brancos, Água Branca, além do distrito de Pinhões e dos colégios José Lourenço, Antônio Carlos Magalhães – ACM, Menino Jesus e Ideal, todos na cidade Jeremoabo.

"O suicídio está entre os temas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organizações das Nações Unidas (ONU), com base em três pilares da sustentabilidade: o social, o ambiental e o econômico. A pavimentação da BR-235/BA gera impactos, positivos e negativos, nessas três áreas. Por isso a importância de tratar assuntos sociais nessas localidades, que agora tem uma nova realidade com a chegada do empreendimento rodoviário", explica Susi Mota, agente do PEA.

A metodologia utilizada para abordar a temática durante as atividades foi com base nos estudos do psicólogo norte americano Carl Rogers, a mesma utilizada pelo CVV.

"Mostramos para as pessoas a importância de aceitar o outro como ele é, deixando claro o valor que o indivíduo possui simplesmente por existir. É fundamental que consigamos nos colocar no lugar do outro, ver o mundo pelos olhos do outro, sentir como ele sente. Desta forma priorizamos o sentimento de quem sofre, acolhemos e oferecemos um apoio emocional para a prevenção do suicídio. Não só nas escolas, mas em outras ações e, inclusive, nas nossas redes sociais divulgamos os contatos para quem quer ser ouvido, falamos de mitos sobre o tema. Tudo isso para estimular que o indivíduo tenha autoconhecimento, melhor convivência em grupo e consigo mesmo" ressalta Frederico Andrade, Comunicador do PCS.

Como resultado, foi iniciado o Programa de Acolhimento ao Aluno. A iniciativa é uma parceria da Gestão Ambiental da BR-235/BA com a Secretaria de Assistência Social de Jeremoabo – BA. A escola municipal do povoado de Água Branca criou um núcleo de acolhimento formado pelos próprios alunos, que ficarão responsável pela identificação e acolhimento dos colegas em estado de sofrimento para posterior encaminhamento, por parte da direção da escola, para tratamento por equipe volante do CREAS, que ficará responsável pelo atendimento psicológico e psiquiátrico.

O objetivo é que o programa seja compartilhado com as demais instituições de ensino atendidas pela equipe, durante a campanha do Setembro Amarelo. 

Vale lembrar que uma linha gratuita nacional de prevenção do suicídio funciona em todo o Brasil desde junho de 2018. O contato pode ser feito pelo telefone 188 (24 horas e sem custo de ligação), ou então pessoalmente em 93 postos de atendimento do CVV e pelo site www.cvv.org.br, por chat e e-mail. Nestes canais, são realizados mais de 2 milhões de atendimentos anuais, por aproximadamente 2.400 voluntários, localizados em 19 estados mais o Distrito Federal.

A obra de Implantação e Pavimentação da BR-235/BA tem o acompanhamento da equipe da UFV, abrangendo a Supervisão e Gerenciamento Ambiental e a Execução de Programas Ambientais – conforme o Termo de Cooperação, firmado com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).



Gestão Ambiental da BR-235/BA

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.

O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.

VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas