SALVADOR @ Mastologista ressalta importância da prevenção ao câncer de mama - Observador Independente

SALVADOR @ Mastologista ressalta importância da prevenção ao câncer de mama

Compartilhar
Em entrevista à Rádio Metrópole, médico André Dias falou sobre mutirão que será realizado no Hospital da Mulher / Crédito da foto : Divulgação




O médico André Dias, que coordena o serviço de mastologia do Hospital da Mulher, ressaltou a importância das ações de prevenção ao câncer de mama, em entrevista à Rádio Metrópole.

Como parte da programação do Outubro Rosa, mês de combate à doença, a unidade pretende marcar cerca de 500 atendimentos ao público externo no próximo dia 20 de outubro, a partir das 7h da manhã. A previsão é que 250 mulheres já sejam atendidas no mesmo dia.

"Estaremos abertos a um cadastro de demanda espontânea para pacientes que já tenham tido uma solicitação de consulta com mastologista, ou mesmo que já tenha realizado algum exame de mamografia ou de ultrassom, e lá tenham tido um achado, um nódulo, e que precisem passar por um mastologista", explicou Dias.

Para serem atendidas, as interessadas devem levar documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência, além do pedido de encaminhamento para o mastologista ou o laudo do exame.

Dias ainda lembrou a importância do autoexame para a detecção precoce de tumores. "Não raras vezes, o que leva a paciente a um atendimento é ela ter notado alguma nodulação, ter apertado o bico e ter saído sangue, ou observar um ferimento na pele da mama. [...] A única ressalva que nós fazemos é que o autoexame não deve suprimir uma avaliação por um profissional de saúde, nem a realização da mamografia, quando na faixa etária indicada para a paciente", disse. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a mamografia deve ser realizada por mulheres entre 50 e 79 anos. Já segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, o exame deve começar a ser feito a partir dos 40 anos.

Post Bottom Ad

VivaABahia