SALVADOR @ Primeira casa de Ruy Barbosa é invadida e peças de prata e bronze são furtadas - Observador Independente

BAHIA

3 de octubre de 2018

SALVADOR @ Primeira casa de Ruy Barbosa é invadida e peças de prata e bronze são furtadas

Peças de bronze e prata foram levadas — Foto: Divulgação




Obras integram acervo de museu mantido no imóvel. No total, 15 obras e um computador foram levados. Crime ocorreu durante o final de semana, quando o imóvel estava sem vigilantes.


Quinze peças do acervo mantido na primeira casa em que o jurista baiano Ruy Barbosa morou, no centro de Salvador, foram furtadas no último fim de semana, após o imóvel ser invadido. Entre os objetos levados do museu, estão seis medalhas, três bustos, um medalhão e uma estátua, todos de bronze. Uma medalha de prata e um computador também foram furtados.

Localizada na Rua Ruy Barbosa, a casa pertence à Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e, atualmente, é administrada pelo Centro Universitário UniRuy/Wyden. O jurista morou no local até os 16 anos, em 1865. Antes de ter a posse transferida para a ABI, em 1935, o imóvel pertencia ao jornalista Ernesto Simões Filho, que arrematou o prédio em um leilão, no século XX. O local era aberto para visitação gratuita. Com o furto, o museu foi fechado temporariamente.

De acordo com a ABI, a invasão foi descoberta no início da manhã da segunda-feira (1º), quando uma funcionária da universidade chegou ao local para trabalhar. Ao entrar no imóvel, a mulher, que não teve o nome divulgado, percebeu que a porta principal estava apenas encostada. A suspeita é de que o crime tenha ocorrido entre a sexta-feira (28) e o domingo (30).

Conforme a ABI, os dois seguranças que deveriam estar no local no fim de semana não apareceram para trabalhar. Não há informações sobre o motivo das faltas. O caso foi registrado na Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), no Pelourinho. Os invasores são procurados.

Objetos furtados:
  • 1 busto de Ruy Barbosa em bronze (meia idade)
  • 1 busto de Ruy Barbosa em bronze (ancião)
  • 1 busto em miniatura de Ruy Barbosa em bronze (peso para livro)
  • 1 estátua de bronze
  • 6 medalhas de bronze de formato circular, com borda lisa. (1849/1907)
  • 1 medalha de prata de formato circular, com borda marcada por friso em relevo. (09/10/1907)
  • 1 medalhão de bronze dourado com bordas lisas
  • 1 par de óculos de viagem com antolhos, armação de metal prateada, formato oval, lentes ovais acinzentados
  • 1 par de óculos de grau, armação de metal prateado de formato oval, lentes ovais incolores
  • 1 Caneta tinteiro preta
  • 1 computador

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.
O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.
VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas