SANTO ANTº DE JESUS @ Arena Interativa dá largada com palestras para alunos de escola pública, esportes radicais e música - Observador Independente

BAHIA

12 de octubre de 2018

SANTO ANTº DE JESUS @ Arena Interativa dá largada com palestras para alunos de escola pública, esportes radicais e música

Crédito da foto :: ASCOM/Darana Relações Públicas / Divulgação   





Projeto tem programação esportiva e educativa para todas as idades e é uma opção de lazer para o feriado.


A Arena Interativa Coca-Cola iniciou as atividades na quinta-feira (11) com ações educativas, lazer, esportes radicais, cultura e música na Praça Renato Machado, em Santo Antônio de Jesus. O público estimado do primeiro dia foi de cerca de 5 mil pessoas. 

Para esta sexta-feira (12), a Arena segue com atividades educativas, em ciclos de palestras para estudantes de escolas públicas, além de uma variedade de brinquedos e equipamentos para prática de esportes radicais, jogos e shows musicais, que são abertos ao público gratuitamente até domingo (14).

As palestras para cerca de 200 alunos, de 8 a 15 anos, da Escola Municipal Celestino Anísio Pimenta e do Projeto Sorrir, abriram as atividades da Arena. Com formato interativo, foram trazidos temas como a sustentabilidade, respeito às diversidades e oficinas que estimulam a criatividade e o pensamento crítico.

"É extremamente positivo e proveitoso trabalhamos neste espaço a questão da sustentabilidade, questões de gênero e a importância do respeito à diversidade. A ação é um complemento do que a gente vem enfatizando nas salas de aula todos os dias", explica a professora Rejane Rodrigues, do 5º ano da Escola Municipal Celestino Anísio Pimenta.

Uma das palestras desta sexta teve como tema: “Cultura Negra: só podia ser coisa de preto”. Nela, buscou-se desconstruir e mostrar a trajetória da população afrodescendente desde a época da escravidão aos dias atuais, expondo as contribuições para a cultura e conhecimentos brasileiros. 

Para a palestrante e educadora Juliana Santos, que atua em projetos afirmativos no município, além de ser membro do Coletivo Mulheres Luiza Bairros, o espaço na programação da Arena é positivo para reflexão sobre temas atuais que inclui ampliar a sensação de pertencimento e valorização da cultura afro.

“É sempre enriquecedor. É um assunto pouco trazido e muitas vezes quando é, não contempla e nem traz referências e representatividades mais próximas, para que esse estigma racista seja de fato desconstruído. A aceitação das dinâmicas foi muito boa, deu para notar vários sorrisos e o sentimento de pertencimento dos alunos”, diz. As palestras de temas variados com alunos de escolas públicas aconteceram pelo período da manhã da quinta (11) e da sexta-feira (12). Participaram do evento ainda a Secretária de Cultura de Santo Antônio de Jesus, Deni Cortes, e a Secretária de Infraestrutura, Sonia Fontes.

Esportes radicais, música e lazer 

Além das ações educativas, os visitantes da Arena Interativa experimentam os brinquedos e equipamentos de esportes radicais como a Girobike, uma bicicleta inédita desenvolvida pela Litoral Esporte que gira em 360º; o Full Pipe, um enorme balanço que permite giro de até 360º no eixo vertical; o Bungee Trapolim, uma cama elástica sustentada por dois mastros elevando o participante até 10 metros de altura; e a Torre de Escalada. Todos os aparelhos são abertos ao público, de acordo com a disponibilidade de vagas.

A Arena tem ainda atividades e jogos como: skate, futebol de golzinho, basquete de rua, tênis de mesa, jogos de tabuleiro como o xadrez e apresentações artísticas e culturais de artistas da região. Nesta sexta-feira se apresentam: o grupo Samba de Roda, ADC Coliseu: Urban Dance/Stiletto, Grupo Valsa Fênix, Grupo Percussivo Pro-Cultura Adecoart e Swing 99 feat. Hip hop. As atividades da arena começam às 15h e seguem até as 22h.

A Arena Interativa Coca-Cola é realizada pelo IBDE (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Esporte) com promoção da Litoral Esporte, patrocínio da Solar Coca-Cola e apoio do Governo do Estado da Bahia através do Faz Atleta, Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus e da Arates.

SERVIÇO

O quê: Arena Interativa Coca-Cola
Onde: Praça Renato Machado, Santo Antônio de Jesus
Quando: de 11 a 14 de outubro
Horários: sexta-feira, sábado, domingo das 15h às 22h
Acesso Gratuito (de acordo com a capacidade de cada equipamento)

VEJA A PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Sexta-feira 12/10, das 15h30 às 22h

16h30: Samba de Roda
18h: ADC Coliseu: Urban Dance/Stiletto
19h: Grupo Valsa Fênix
19h35: Grupo percussivo Pro-Cultura Adecoart
20h30: Swing 99 feat. Hip Hop

Sábado 13/10, das 15h30 às 17h e 19h às 22h

15h30: Na Pegada Percussiva Prof. Cláudio Sapucaia
17h: Batalha de DJ
20h: Rap Sub Solo 75
21h Show Mara Ribeiro

Domingo 14/10, das 15h30 às 17h e 19h às 22h

15h30: Coletivo Zumbeat
17h: Batalha de DJ
20h: Show de Black Anderson

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.
O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.
VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas