SANTO ANTº DE JESUS 💟 Câmara de Vereadores realiza sessão especial em homenagem ao Outubro Rosa - Observador Independente

BAHIA

5 de octubre de 2018

SANTO ANTº DE JESUS 💟 Câmara de Vereadores realiza sessão especial em homenagem ao Outubro Rosa

Vereadores, médicos e servidores comemoram em sessão especial na Câmara, o Outubro Rosa
Crédito da foto : Redação SAJ / Divulgação 


A Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus, Recôncavo baiano, realizou na tarde desta quinta-feira, 05, sessão especial em homenagem ao Outubro Rosa, comemorado mundialmente. 

Como destaque palestra proferida pelo Dr. Luciano Ramos, Médico com especialidade em Mastologia,
O Dr. Luciano Ramos, Mastologista, foi o palestrante do dia. 
Crédito da foto Redação SAJ / Divulgação  
Falar sobre prevenção é sempre positivo para a saúde das famílias. Falar sobre um tema muito importante, que é a prevenção do câncer de mama, que é uma doença cada vez mais incidente no mundo todo, e como medida simples de autoexame de mamografia após os 40 anos pode diminuir muito a mortalidade dessa doença que acomete todas as mulheres no mundo inteiro. Fico muito feliz de tá aqui na Câmara de Vereadores repetindo esse assunto tão importante, 
disse o médico Luciano Ramos
As senhoras Sandra Ribeiro, e Maria Clotildes, presidente e vice presidente do Grupo Amigas do Peito. 
Crédito da foto : Redação SAJ / Divulgação  
   
Participaram da sessão especial desta quinta-feira, 05, os vereadores, Luis do Alto, Cristiano Sena, Antônio Nogueira Neto, Cal de Dodô, Dr. Francisco Freire, Dr. Daniel Almeida de Lima, Uberdan Cardoso e Délcio Mascarenhas. Do total de 14 vereadores, seis faltaram à sessão em comemoração a esta importante data. 

As senhoras Sandra Ribeiro, e Maria Clotildes, presidente e vice presidente do Grupo Amigas do Peito, respectivamente também usaram a tribuna da Casa Legislativa para falar sobre a importância dos cuidados por parte da mulher com relação ao câncer de mama. 

Vale destacar que o Outubro Rosa está incluído no Calendário de Eventos Oficiais do Município, desde 2014, através da Lei 1.225/2014, de autoria do vereador Dr. Francisco Freire. 
O vereador Dr. Francisco Freira é o autor da Lei 1.225/14 que inseriu no calendário de eventos oficiais do município o Outubro Rosa, considerando a sua importância para o combate ao câncer de mama. 
Crédito da foto : Ascom / CamaraSAJ / Divulgação
  
Significado de Outubro Rosa

Crédito da imagem : Divulgação Campanha Outubro Rosa / Brasil 



Outubro Rosa é o nome dado para uma campanha internacional para sensibilização da população para o problema do câncer de mama.

Este movimento teve a sua origem nos Estados Unidos, depois do Congresso ter determinado o mês de Outubro como o mês da prevenção desta doença. Durante este mês são feitas várias atividades que promovem a detecção precoce do câncer de mama.

Durante o mês de Outubro, são organizadas várias ações que pretendem fortalecer a necessidade e a importância da prevenção para um diagnóstico precoce. Também são angariados fundos para pesquisas que estudam a causa, prevenção, diagnóstico, tratamento e cura do câncer de mama.


Uma das características do Outubro Rosa é a iluminação de monumentos importantes com a cor rosa como forma de apoio à causa. No Brasil, o primeiro monumento com esta iluminação foi o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, no ano 2002. Atualmente, são também iluminados outros monumentos, como o Palácio do Planalto, o Panteão da Pátria Tancredo Neves, Cristo Redentor, o Congresso Nacional e vários outros.

O símbolo do Outubro Rosa é um laço ou fita rosa, algo que começou graças à G. Komen Breast Cancer Foundation, que os distribuiu numa corrida de sensibilização do câncer de mama, organizada em 1991 na cidade de Nova Iorque.
Servidoras da Câmara de Vereadores prestigiam e aderem ao Outubro Rosa 
Crédito da foto : Redação SAJ / Divulgação  



AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.
O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.
VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas