SANTO ANTº DE JESUS @ ELEIÇÕES 2018 # Resultados das eleições no município deixa ex-prefeito sem moral e levanta novas lideranças - Observador Independente

BAHIA

10 de octubre de 2018

SANTO ANTº DE JESUS @ ELEIÇÕES 2018 # Resultados das eleições no município deixa ex-prefeito sem moral e levanta novas lideranças

Crédito da imagem : Padrão OBI / Divulgação TSE      




Não resta a menor dúvida que o grande vencedor nestas eleições de 2018, relativo ao município de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, foi o prefeito Rogério Andrade. As urnas confirmaram sua liderança absoluta. 

Noutro ponto, as urnas também confirmaram o fracasso de grupos tradicionais e a inexpressividade do ex-prefeito Humberto Leite (DEM), que pode ser visto como o grande derrotado ao transferir apenas 2.754 votos para Alan Sanches (DEM). Vale lembrar que o ex em disputa recente contra o atual prefeito, teve 20.285 votos. 

Outro grupo que ficou bem nestas eleições quando se pensa local, foi o grupo Pró Bolsonaro na cidade. O candidato Iderval (PSL), apesar de não ter conseguido se eleger, demonstrou força no cenário político local, recebendo 1.809 votos.

O mesmo grupo se saiu muito bem cravando 15.463 votos para o presidenciável Bolsonaro sem nada na mão, contra a poderosa máquina de Haddad (leia-se Rui Costa, Otto Alencar, Angêlo Coronal, etc. etc.) que ficou à frente com 10.798 votos. 

No ranking dos eleitos e não eleitos pelas urnas de Santo Antônio de Jesus, que consolidam liderança no município, estão o Advogado José Reis Filho (PTB), 8º mais votado, com 1.723 votos; Dr Everaldo Junior (PDT), 7º mais votado com 1.751; Robson (PT), com 2.566 votos, 3º deputado estadual mais votado; Soldado Prisco (PSC), com 2.067 votos que ficou em 5ª posição no município. 

Em nível de lideranças isoladas, o vereador Irmão Gerson (PHS), surpreendeu e conseguiu convencer 2.094 eleitores a votar em DAL (PCdoB), o 4º mais votado no município, eleito com 74.671 votos da região. Gerson ainda emplacou 1.708 votos para Felix Mendonça (PDT), 3º deputado federal mais votado em SAJ, reeleito com 91.913 votos.

Como a contagem regressiva para as eleições de 2020 já começou, resta saber se as forças de oposição, que no contexto total reuniram mais de 16 mil votos entre candidaturas para a Assembleia Legislativa do Estado e Câmara Federal, estarão se unindo para o embate com o atual prefeito Rogério Andrade (PSD), que, obviamente vai tentar a reeleição, ou se estarão dispersos. 

O caso especial entre Bolsonaro 17 e Haddad 13, neste segundo turno terá influencia decisiva no cenário político local a partir do ano que vem, com reflexos nas eleições de 2020.

Veja o quadro abaixo:


AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.
O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.
VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas