CONCEIÇÃO DO COITÉ @ Jovens integrantes do Projeto Santo Antônio de Música, embarcam dia 23 para intercâmbio na França - Observador Independente

CONCEIÇÃO DO COITÉ @ Jovens integrantes do Projeto Santo Antônio de Música, embarcam dia 23 para intercâmbio na França

Compartilhar
Crédito da foto :: Divulgação OSA    



Briançon Tempo de Brasil #PSA Coité-BA - intercâmbio e difusão artística entre o Projeto Santo Antônio de Música da cidade de Conceição do Coité na Bahia e o conservatório de Música de Briaçon, na França.


Um grupo de professores graduandos em música e monitores multiplicadores do interior da Bahia pretende participar de atividades pedagógicas, qualificação profissional e apresentações artísticas organizadas pelo Conservatoire à Rayonnement Intercommunal du Briançonnais, nos Haute-Alpes françeses.

Localizado no sertão nordestino, semiárido baiano, mais precisamente na cidade de Conceição do Coité, distante 220 km de Salvador, o Projeto Santo Antônio de Música, no dia 23 de novembro, embarcará em mais uma viagem internacional.

A iniciativa atende cerca de 150 crianças e adolescentes e jovens, desenvolvendo um trabalho sociocultural há mais de dez anos em Coité. Com aulas gratuitas de instrumentos orquestrais, o projeto tem inovado, passando a construir instrumentos com a madeira de sisal e conquistando parcerias com diversos artistas.

A viagem à França, além de oportunizar aprendizado técnico musical agrega também o enriquecimento cultural dos jovens envolvidos.

Apesar de não ser possível levar todos os professores de música, o sentimento de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido toma conta de todos. O grupo patrocinado que fará a viagem será integrado de 10 pessoas, mas com recursos próprios do projeto e um investimento individual de cada integrante esse total chegará a 14 integrantes.

Os preparativos para a realização do intercâmbio internacional em parceria com o Conservatório de Música de Briançon, na França, no final deste mês, estão a todo vapor. “A oportunidade de aprender música e realizar um concerto na Europa é realmente um sonho. Estou bastante ansiosa e com muita expectativa para minha primeira viagem de avião, e logo para um outro continente”, afirma Anne Santiago, 17, estudante de violoncelo do Projeto Santo Antônio de Música e integrante da OSA.
Anne Santiago | Crédito da foto: Éder Araújo / Divulgação   


O Conservatório de Briançon, localizado, tem reconhecida experiência pedagógica na área de instrumentos orquestrais e contribui com a formação de músicos brasileiros, especialmente no estado do Ceará. Em 2006, o professor do conservatório francês, Fernando Lage, cearense, criou o Projeto “Briançon Tempo de Brasil”, juntamente com a Associação Amigos do Piano do Ceará e o Conservatório de Briançon. Com diversos apoios o projeto possibilitou mais de 30 intercâmbios de estudantes e professores, estreitando ainda mais os laços desta cooperação internacional.

Post Bottom Ad

VivaABahia