JUAZEIRO @ Comunidades do Semiárido baiano recebem Missão do FIDA para Avaliação do Pró-Semiárido - Observador Independente

BAHIA

20 de noviembre de 2018

JUAZEIRO @ Comunidades do Semiárido baiano recebem Missão do FIDA para Avaliação do Pró-Semiárido

Crédito da foto :: Divulgação Agência Chocalho   





Comunidades rurais do Semiárido baiano, incluindo Quilombolas, Fundo de Pasto, Reassentados e Acampados, recebem representantes do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) que estão na região em Missão de avaliação de Meio Termo do Projeto Pró-Semiárido.

As comunidades visitadas somam um total de 36 e estão divididas em Territórios Rurais dos municípios de Remanso, Casa Nova, Caém, Capim Grosso, Ponto Novo, Juazeiro, Uauá, Caldeirão Grande, Campo Formoso e Itiúba.

O Projeto Pró-Semiárido é executado pela Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional (CAR), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR) cujos recursos são frutos do Acordo de Empréstimos entre o Governo da Bahia e o FIDA.

Divididos em grupos, os representantes do FIDA iniciam nesta terça-feira (20) as primeiras visitas às comunidades do interior de Remanso, Caém e Ponto Novo. No dia seguinte, serão visitadas demais comunidades contempladas pelo projeto, bem como lideranças e representantes de Cooperativas e Associações Rurais. A comitiva se reúne também com os agricultores que iniciarão o cultivo de mamona no perímetro irrigado da Barragem de Ponto Novo, recentemente reativada a partir de investimento do Projeto.

Nessas visitas que fazem parte do acordo de financiamento do projeto, serão feitas avaliações e análises do estágio de execução do Pró-Semiárido nos seus diversos aspectos, principalmente no campo produtivo, onde as famílias contempladas recebem assessoria técnica e outros incentivos para melhoramentos de cultivos de frutas, verduras e hortaliças ou de criação de animais e beneficiamento de sua produção de base agroecológica.

Ao receber os participantes da Missão, o Secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Jerônimo Rodrigues, falou o quanto a parceria com o FIDA tem sido importante para a agricultura familiar: “prezamos muito a parceria com o FIDA para executarmos as políticas públicas no Semiárido e temos interesse em dialogar sobre a ampliação das nossas ações no que diz respeito aos investimentos na agricultura familiar, nos recursos hídricos e na abertura de novos mercados para os produtos dos pequenos produtores rurais”, manifestou o Secretário.

Para Hardi Vieira, oficial do Fida no Brasil, “a Bahia é um estado referência para todos os outros projetos Fida, pelos 20 anos de parceria e pela larga experiência adquirida durante os três acordos de empréstimo que firmamos”.

A Missão do FIDA na Bahia se estende até o dia 30 e terá no roteiro reuniões bilaterais e institucionais e encontros com representantes de instituições da sociedade civil e do Governo do Estado que juntos executam ações do Pró-Semiárido.

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.
O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.
VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas