SALVADOR @ Cartão postal da capital, Elevador Lacerda ganha homenagem do Google no dia do aniversário - Observador Independente

BAHIA

8 de diciembre de 2018

SALVADOR @ Cartão postal da capital, Elevador Lacerda ganha homenagem do Google no dia do aniversário

Crédito da foto :: Hotéis Deville / Reprodução   



Equipamento completa 145 anos neste sábado (8). Na data também é celebrado o dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Bahia.



Um dos cartões postais mais famosos de Salvador, o Elevador Lacerda, ganhou uma homenagem do Google neste sábado (8), quando completa 145 anos. Um desenho do equipamento ilustra a página inicial do site de buscas.

Neste sábado, também é celebrado o dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia. A igreja da santa fica na mesma região do Elevador Lacerda, no bairro do Comércio.

O Elevador Lacerda, um dos principais símbolos da capital baiana, faz aniversário nesta quinta-feira (8). O equipamento começou a ser construído em 1869 e levou quatro anos para ficar pronto. O equipamento foi inaugurado no dia 8 de dezembro de 1873.

Inaugurado em 1873, o equipamento ganhou, inicialmente, o nome de Elevador Hidráullico da Conceição da Praia, e ficou conhecido também como Elevador Parafuso. Em 1896, o equipamento foi batizado como Elevador Lacerda, uma homenagem ao engenheiro Augusto Lacerda, que criou o projeto de construção do transporte.

O elevador, como é popularmente chamado pelos baianos, liga a Cidade baixa a parte alta da capital baiana, e transporta centenas de pessoas nas quatro cabines. O equipamento foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 7 de dezembro de 2006.

Da parte de cima do elevador, localizada na Praça Municipal da cidade, pode-se apreciar uma das vistas mais famosas de Salvador, a da Baía de Todos-os-Santos.

O equipamento é gerenciado Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e tem duas torres que somam 72 metros: uma que sai da rocha e perfura a Ladeira da Montanha, equilibrando as cabines, e outra, mais visível, que se articula à primeira torre, descendo até ao nível da Cidade Baixa.

As viagens são feitas em aproximadamente 22 segundos. As passagens custam R$ 0,15. De acordo com dados da Semob, mais de 900 mil passageiros utilizam o tranporte por mês, o que dá uma média de 28 mil pessoas por dia. O elevador funciona das 6h às 22h.

AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.
O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.
VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas