SANTO ANTº DE JESUS @ Santa Bárbara é homenageada pelos Bombeiros e população - Observador Independente

BAHIA

4 de diciembre de 2018

SANTO ANTº DE JESUS @ Santa Bárbara é homenageada pelos Bombeiros e população

Crédito da foto :: Noedson Ney / OBI




Cânticos , mistura de crenças e água benta marcam homenagens a Santa Bárbara. Imagem da Santa Bárbara é carregada por viaturas dos Bombeiros e fiéis acompanham em procissão pelas ruas do centro.


"Bárbara guerreira, rainha dos astros, dona dos trovões, deusa da trovoada". Esse é o trecho de uma das canções entoadas pela multidão de vermelho que reverenciou Santa Bárbara nesta terça-feira (4), no centro da cidade de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano..

Santa Bárbara é Iansã para o Candomblé, padroeira dos bombeiros e mercados. A festa da santa é Patrimônio Imaterial do estado e abriu o período de eventos religiosos da Bahia.

Entre os fiéis, muitos idosos, mas os jovens e crianças também marcaram presença. Os fiéis não se intimidaram com o tempo nublado neste final de tarde intercalados com períodos de chuva desta terça-feira na cidade. 
Crédito da foto :: Noedson Ney / OBI

Ecoando cânticos católicos e do candomblé, os fiéis mostram muito mais do que devoção. Eles demonstram respeito e tolerância diante da mistura de crenças. E entre um louvor católico e outro, era possível ouvir pessoas dizendo: "Epa Hei Oyá", uma saudação a Iansã.

Santa Bárbara também é conhecida como protetora dos trovões e tempestades. O vínculo com fogo dessas tempestades tornou a entidade padroeira dos bombeiros. Diante disso, o Corpo de Bombeiros também faz sua homenagem à santa.

Durante a procissão, fiéis também aguardaram a passagem da santa pelas ruas do centro da cidade e se aglomeraram em vários pontos e calçadas do centro comercial local do trajeto da procissão. 

A Policia Militar e o SMTT fizeram o acompanhamento e direcionamento de veículos no intenso trânsito do centro comercial. 


AVISO LEGAL

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Observador Independente.

É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.
O Observador Independente pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso, conforme regra estipulada em sua Política de Privacidade.
VOCÊ e mais 12 mil pessoas estão recebendo está matéria via whatsapp por que tem algum contato com umas das nossas três redações. Se não quiser mais receber os alertas, por favor, nos informe.

Paginas