SALVADOR @ EXCLUSIVA # Governo do Estado via SESAB, suspende todas as consultas, cirurgias e outros procedimentos eletivos na rede SUS administrados pelo Estado - Observador Independente

SALVADOR @ EXCLUSIVA # Governo do Estado via SESAB, suspende todas as consultas, cirurgias e outros procedimentos eletivos na rede SUS administrados pelo Estado

Compartilhar
Crédito da foto : TR-Revista / Reprodução    



O governo do Estado, através da Sesab-Secretaria de Saúde do Estado, suspendeu unilateralmente todos os procedimentos de alta complexidade, na rede particular credenciada pela SESAB, abrangendo consultas, cirurgias e quaisquer procedimentos eletivos a partir de Janeiro/2019.

A determinação da SESAB está expressa no Ofício Circular SUREGS/SESAB nº 024/2018 que determina a suspensão até segunda ordem da Secretaria. 

A explicação contida no mesmo documento é que o governo do estado através da Secretaria extrapolou os limites de atendimento definido pelo MS-Ministério da Saúde. 

A confirmação de tal atitude, se mantida, vai impossibilitar os hospitais e casas de saúde (Santas Casas de Misericórdias, por exemplo) conveniados ao SUS-Sistema Único de Saúde a continuidade da prestação de serviços especializados na área de saúde pública, ou seja, o não atendimento de todos os procedimentos médicos considerados eletivos. 

Quem mais vai sofrer com isso, obviamente, será a população mais necessitada que depende, nestes casos (de cirurgias eletivas) unicamente da rede credenciada pela SESAB. 

Até a publicação desta matéria não foi possível nenhum contato com a SESAB para obtermos maiores explicações sobre o fato, mesmo através dos telefones 71 3115-4227 ou o 0800-071-4000 e muito menos com a assessoria de imprensa.

Saber mais:

As cirurgias podem ser classificadas quanto à urgência cirúrgica que engloba: - Cirurgia eletiva: Tratamento cirúrgico proposto, mas cuja realização pode aguardar ocasião mais propícia, ou seja, pode ser programado. Por exemplo: mamoplastia, gastrectomia.

Diferença entre urgência, emergência e atendimentos eletivos. Nem sempre é fácil diferenciar o que são atendimentos de urgência, emergência e o que são procedimentos eletivos. ... Procedimento eletivo – Procedimentos médicos que são programados, ou seja, não são considerados de urgência e emergência.


Post Bottom Ad

VivaABahia