O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou no início da tarde deste sábado, 14, um plano nacional de testagem para Covid-19. O anúncio foi realizado em pronunciamento após reunião do Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19.
Os testes usados foram produzidos pela Fiocruz e, segundo o ministro, possuem resultados mais rápidos que o RT-PCR. Segundo o ministro, a intenção é identificar pessoas infectadas com o vírus e reduzir a transmissão.
O plano será iniciado em Brasília, com 200 voluntários. Segundo o ministro, até agosto serão distribuídos mais 4 milhões de testes.
“Esses testes de antígeno são feitos nas unidades de saúde em pacientes sintomáticos ou assintomáticos, e a nossa meta é ampliar a testagem em pacientes assintomáticos e fazer o isolamento desses positivos, bem como de seus contactantes”, explicou.
“Hoje temos um cenário epidemiológico mais tranquilo. A variante Delta cria preocupação no mundo inteiro, com transmissão comunitária, é uma preocupação pois essa variante parece ser mais contagiosa e pode gerar uma pressão no sistema de saúde”,
disse.
Foto: Divulgação/ Ministério da Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opínião