Governo da Bahia inicia triagem para reconstrução de casas destruídas pela chuva no sul da BA - Observador Independente

Acontecendo

Bem-vindo! Hoje é

quarta-feira, dezembro 15, 2021

Governo da Bahia inicia triagem para reconstrução de casas destruídas pela chuva no sul da BA



Anúncio foi feito nesta quarta-feira (15). Desenbahia oferece atendimento a interessados em linha de financiamento especial.


O Governo da Bahia iniciou nesta quarta-feira (15) a triagem para construção e reconstrução de casas destruídas pela chuva no extremo sul do estado. A Desenbahia oferece atendimento a interessados em linha de financiamento especial.

A triagem começou após decisão tomada durante reunião no gabinete avançado do Governo da Bahia, instalado na cidade de Itamaraju.

De acordo com o governo, o objetivo é estabelecer o perímetro de áreas afetadas em cada uma das localidades para levantar o número de residências total ou parcialmente destruídas.

Cerca de 20 agentes das duas áreas foram distribuídos em equipes que começaram o trabalho pelo distrito Nova Alegria, em Itamaraju, e pela cidade de Jucuruçu. Os dois municípios estão entre as áreas mais destruídas pela chuva.

Segundo o governo, além da construção de novas casas, o que deverá acontecer em novas áreas com maior segurança e menor risco de novos alagamentos, também será planejada a recuperação de residências que tiveram danos menores, sem comprometimento da estrutura.

Para a recuperação, os trabalhos serão executados em parceria do Governo do Estado com os Consórcios Intermunicipais de Infraestrutura.

Projeto de Lei aprovado

Foi sancionado pelo governador Rui Costa e publicado na edição desta quarta-feira (15), no Diário Oficial do Estado, o Projeto de Lei que libera R$ 20 milhões em financiamentos para atender os comerciantes que tiveram prejuízos por causa da chuva.

O Projeto foi enviado pelo Governo do Estado, na última segunda-feira (13) à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e aprovado na terça (14). Os empréstimos de até R$ 150 mil não terão cobrança de juros. Um posto da Desenbahia já está em funcionamento em Medeiros Neto para atender aos interessados.

Com a aprovação da lei, o governo também poderá adquirir fogões e geladeiras para doação às famílias de baixa renda moradoras de cidades atingidas pelas enchentes.

Além disso, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) está autorizada a aplicar, no mês de dezembro de 2021, a tarifa social prevista no “Programa Tarifa Residencial Social” aos moradores, comerciantes e prestadores de serviços dos municípios baianos atingidos pelas enchentes.


Foto ::: Reprodução 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

-->