OPINIÃO ...VAMOS AO CARNAVAL? 😍 Salvador registra segundo caso de morte por Influenza A H3N2 😍 Genocidas (aqueles que 'cantam' em cima de trios) continuam na pressão ao governo do estado e municipal - Observador Independente

Acontecendo

Bem-vindo! Hoje é

sábado, dezembro 18, 2021

OPINIÃO ...VAMOS AO CARNAVAL? 😍 Salvador registra segundo caso de morte por Influenza A H3N2 😍 Genocidas (aqueles que 'cantam' em cima de trios) continuam na pressão ao governo do estado e municipal



De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vítima era um idoso que morava na região do subúrbio.


Salvador registrou, neste sábado (18), o segundo caso de morte causada por Influenza A H3N2. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a vítima era um idoso de 84 anos que morava em Colinas de Periperi, região do subúrbio da capital baiana.


Apesar de confirmar a informação, a SMS não informou a data da morte e nem se o homem tinha sido vacinado contra a doença. Conforme a prefeitura, ele teve sintomas clássicos como febre, coriza, desconforto respiratório e dispneia. O quadro de gripe evoluiu para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e ele não resistiu. Não há detalhes sobre onde ele estava internado.

Na quarta (16), a Secretaria de Saúde da Bahia registrou a primeira morte, de uma idosa de 80 anos, que também morava em Salvador e não estava vacinada contra a Influenza.

A vacina contra a gripe ainda não tem uma ação contra esta versão específica do vírus Influenza A H3N2 que tem causado surtos pelo Brasil, a variante Darwin.

Ao todo, em Salvador já foram confirmados 170 casos de Influenza, entre variados subtipos. Destes, pelo menos 15 evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e necessitaram hospitalização.

Surto de gripe

Na terça-feira (14), o secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, confirmou que a capital baiana passa por um surto de gripe. Em julho, a prefeitura abriu a vacinação contra a gripe para o público geral, mas a aderência à campanha foi baixa.

A estratégia foi retomada na sexta-feira (17), com um mutirão, e teve fluxo intenso nos postos. Segundo a SMS, mais de 72 mil pessoas compareceram aos 90 locais de aplicação da dose.

No mesmo dia, foi reaberto o gripário do bairro Pau Miúdo e atualmente a cidade conta com duas unidades para receber pessoas com sintomas de gripe. Conforme o prefeito Bruno Reis, o gripário de Ilha de Maré será reaberto na próxima semana, mas a data não foi divulgada.

Neste sábado, a vacinação contra a Influenza é disponibilizada apenas para crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, residentes em Salvador, no 5º Centro de Saúde, que funciona como ponto fixo e drive-thru, das 8h às 16h. É necessário que os pais ou responsáveis levem o cartão SUS de Salvador e cartão de vacinação dos pequenos para acesso ao imunizante.



Foto: Reprodução/TV Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

-->