Sites do Ministério da Saúde e Conecte SUS sofrem ataque hacker e ficam fora do ar - Observador Independente

Acontecendo

Bem-vindo! Hoje é

sexta-feira, dezembro 10, 2021

Sites do Ministério da Saúde e Conecte SUS sofrem ataque hacker e ficam fora do ar



Usuários do ConecteSUS relataram, na manhã desta sexta-feira (10/12), que os comprovantes de vacinação não estão aparecendo no aplicativo. Outros disseram que não conseguem sequer entrar no aplicativo. O ConecteSUS passou a exibir a seguinte mensagem: "Aguarde até 10 dias úteis para que o registro de vacina apareça, caso não aconteça, busque o estabelecimento de saúde onde você tomou a vacina".


Os relatos começaram a surgir pouco após um ataque hacker aos sites do Ministério da Saúde e do ConecteSUS. Nas duas páginas, os invasores escreveram que o portal sofreu um "ransomware" e que "50 TB de dados foram copiados e excluídos". Pouco antes das 7h, a mensagem não era mais exibida nos sites, mas eles continuavam inacessíveis.

Ransomware é um tipo de malware (vírus) que sequestra o conteúdo do computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate. O Ministério da Saúde ainda não se manifestou sobre o caso.

O ConecteSUS é o aplicativo responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, exigido para acessar locais públicos. Até o momento, o comprovante é exigido em 19 capitais do Brasil



‌Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.



Credito da foto:Marcelo Camargo / Ag.Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

-->