TIROU CORPO FORA ... Prefeito de Salvador diz que vacinação de crianças começa nesta sexta-feira; é necessário termo de autorização dos pais ou responsáveis - Observador Independente

Acontecendo

Bem-vindo! Hoje é

quinta-feira, janeiro 13, 2022

TIROU CORPO FORA ... Prefeito de Salvador diz que vacinação de crianças começa nesta sexta-feira; é necessário termo de autorização dos pais ou responsáveis



Prefeito diz capital receberá 16 mil doses neste primeiro lote. Primeiras crianças vacinadas serão as com deficiência. Gestor diz que exigência de termo de autorização é decisão do Ministério da Saúde.


A vacinação infantil de crianças entre 5 e 11 anos deve começar na tarde desta sexta-feira (14) em Salvador. A informação foi divulgada pelo prefeito Bruno Reis, em entrevista ao Bahia Meio Dia, da TV Bahia.

De acordo com o prefeito, a capital baiana receberá cerca de 16 mil doses. "A previsão é amanhã [sexta] a tarde iniciar a vacinação pelas organizações sociais que trabalham com crianças com deficiência e no sábado (15) vamos abrir para todas as crianças com 11 anos. Infelizmente só estão chegando 16 mil doses e temos um universo de poucos mais de 20 mil crianças com 11 anos em Salvador", anunciou.

"Na medida em que forem chegando mais doses, nós vamos descendo por idade, naquela mesma estratégia que foi adotada desde a chegada das vacinas, de idades maiores para menores", disse o prefeito.

Será necessário, por decisão do Ministério da Saúde, de um autorização expressa pelos responsáveis.

"Foi uma orientação do ministério. Essa orientação está disponível quando se faz o recadastramento e pode ser preenchida de próprio punho. Infelizmente é uma exigência a mais que acaba impactando nas filas", 

disse Bruno Reis.

O prefeito destacou que, para acelerar o processo, a autorização deve ser levada já preenchida pelo responsável legal. "Só um responsável legal precisa assinar. É uma exigência que vamos cumprir, mas nosso objetivo é facilitar. Caso a criança vá com algum parente é importante levar essa declaração que pode ser do [próprio] punho do pai (ou responsável). Há declarações disponíveis nas nossas redes, a pessoa pode imprimir e só assinar" [Clique aqui e acesse um modelo de declaração]

As primeiras doses da vacina da Pfizer destinada a crianças de 5 a 11 anos devem chegar na Bahia na madrugada desta sexta-feira, por volta de 1h40, no aeroporto de Salvador, de acordo com a previsão do Ministério da Saúde.

Após a chegada das doses na Bahia, a Secretaria Estadual de Saúde deve iniciar a distribuição das doses. O cronograma de aplicação deve ser divulgado pelas prefeituras.



 Foto: Tv Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

-->