🚢 Wilson Sons registra em 2021 recorde de movimentação de cargas no Tecon Salvador 🚢 - Observador Independente

Acontecendo

Bem-vindo! Hoje é

segunda-feira, janeiro 10, 2022

🚢 Wilson Sons registra em 2021 recorde de movimentação de cargas no Tecon Salvador 🚢



Destaques foram os segmentos de energia renovável, químicos, pneus, construção civil e frutas.


A Wilson Sons fecha 2021 com crescimento de 10% na movimentação de cargas no Tecon Salvador. Entre janeiro e dezembro, o terminal de contêineres baiano recebeu 376,4 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), o maior volume já movimentado desde o início das atividades da unidade, há mais de duas décadas.
“Os resultados refletem os investimentos realizados em treinamento de equipe, logística 4.0 e infraestrutura, como a recente ampliação do berço de atracação, que passou de 377 metros para 800 metros. Já são mais de R$ 900 milhões investidos desde que iniciamos as atividades no terminal. Hoje, o Tecon Salvador é o maior hub de logística portuária do Norte e Nordeste, atendendo às principais linhas marítimas do comércio exterior”, 

destaca Demir Lourenço, diretor executivo do terminal.

A importação teve destaque em 2021, impulsionada pelo segmento de energia renovável, que cresceu 78% em relação ao ano anterior. Chegaram ao terminal 13 mil TEUs, com equipamentos destinados, principalmente, a projetos de energia solar no interior do Nordeste e no Norte de Minas Gerais. As cargas em geral registraram alta de 90%, com o desembarque de 64 mil toneladas de trilhos da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Produtos químicos (+40% ) e granéis (+5%), com fertilizantes, foram os outros destaques do período.

Na exportação, a maior representatividade de cargas ficou por conta dos segmentos de construção civil (+86%), pneus (+ 60%) e sucos e polpas de frutas (+45%). Os volumes de cabotagem (transporte de mercadorias entre portos de um mesmo país) apresentaram incremento de 4,1%, passando de 72,9 mil TEUs em 2020 para 76,0 mil TEUs em 2021. Os principais produtos movimentados foram de construção civil (+88%), polímeros diversos (+13%) e químicos (+4%). As operações de transbordo e a remoção cresceram 63,8%, atingindo a marca de 74,4 mil TEUs em 2021.

Importante ferramenta de atração de novos negócios e investimentos para a Bahia, o Tecon Salvador está apto a receber, simultaneamente, dois navios New Panamax, que são os maiores porta-contêineres do mercado mundial e tendência das principais rotas comerciais globais. O terminal conta com infraestrutura similar às dos maiores portos do mundo, com logística 4.0 e equipamentos de alta tecnologia, incluindo três STS New Panamax, três Super Post-Panamax, três STS Panamax e 16 RTGs elétricos, todos com sistema regenerativo de energia.

Sobre a Wilson Sons

A Wilson Sons é o maior operador integrado de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, com mais de 180 anos de experiência. A Companhia tem abrangência nacional e oferece soluções completas para mais de 2 mil clientes, incluindo armadores, importadores e exportadores, indústria de óleo e gás, projetos de energia renovável, setor do agronegócio, além de outros participantes em diversos segmentos da economia.


Fotos :::: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

-->