Aulas retornam de forma 100% presencial na rede de ensino de Salvador nesta quinta-feira - Observador Independente

Acontecendo

Bem-vindo! Hoje é

quinta-feira, fevereiro 03, 2022

Aulas retornam de forma 100% presencial na rede de ensino de Salvador nesta quinta-feira




As escolas da rede municipal de ensino já estão preparadas para o início do ano letivo de 2022, que começa nesta terça-feira (3/2). São mais de 143 mil estudantes e cerca de 8 mil docentes que vão retornar às atividades em sala de aula, que ocorrerão de forma 100% presencial, depois de quase dois anos de aulas nas modalidades virtual e híbrida.


Para isso, os protocolos sanitários adotados em 2021 nas 432 unidades escolares foram atualizados, segundo a Prefeitura, para o contexto atual, em que a população em geral, incluindo grande parte dos alunos, está vacinada contra a Covid-19. Tudo isso para zelar pela segurança dos estudantes, professores e demais funcionários.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira, o uso da máscara será mantido, além de reforçar a importância da higiene constante das mãos e, na ausência de água e sabão, o uso do álcool em gel. Também prossegue a exigência do distanciamento de um 1,5m entre os alunos, para evitar o contágio pelo coronavírus.

O gestor afirma que é importante lembrar que foram dois anos sem aulas presenciais, o que impactou muito negativamente o desempenho dos alunos. “Fizemos uma avaliação geral de aprendizado das crianças nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática, em setembro de 2021, e os resultados mostram que o ensino remoto não alcançou os objetivos esperados. Houve uma inegável perda de aprendizado que precisa ser resgatada. Por isso, a nossa estratégia para 2022 é focar no aprendizado dessas crianças e isso só é possível com aulas presenciais”.

Segundo Oliveira, já é sabido como o vírus se comporta e os cuidados necessários para evitar o contágio. Além disso, foi observado que as escolas, por serem ambientes organizados e disciplinados, frequentados sempre pelos mesmos alunos e que contam com as figuras orientadoras dos professores, são, sem dúvida, os ambientes mais protegidos entre todas as atividades humanas.

PRINCIPAIS PROTOCOLOS NAS ESCOLAS

- Disponibilização de totem com álcool na entrada da unidade escolar e dispersores com o produto em todas as dependências da escola;

- As cadeiras terão o distanciamento de 1,5m;
- O uso de máscara será obrigatório;
- A distância dos estudantes nos intervalos será observada pelos professores e funcionários;
- Os alunos da Educação Infantil (0 a 5 anos) não serão obrigados a utilizar máscaras durante as aulas ou para acessar a escola, no entanto devem ser orientados a evitar o contato físico;
- Os alunos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) não serão obrigados a utilizar máscaras, conforme o parágrafo único do art. 2º do Decreto Municipal nº 33.719, de 3 de abril de 2021.



‌Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.



Credito da foto:Max Haack/Secom-PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

-->