'Nuvem funil' assusta banhistas que confundem fenômeno com ciclone no bairro Ondina em Salvador - Observador Independente

Acontecendo

Bem-vindo! Hoje é

segunda-feira, março 21, 2022

'Nuvem funil' assusta banhistas que confundem fenômeno com ciclone no bairro Ondina em Salvador



Fenômeno foi registrado na manhã desta segunda-feira (21).


Um fenômeno meteorológico chamou atenção de quem passava pela praia de Ondina na manhã desta segunda-feira (21). Conhecida tecnicamente como ‘nuvem funil', o fenômeno assustou quem passava pelo local. Leitor do OBI, que enviaram os registros do ocorrido, chegaram a confundir a nuvem vertical com um ciclone.

Apesar da confusão, a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Cláudia Valéria, afirmou que as ‘nuvens funil’ são bastante comuns no litoral baiano e que ocorrem quando há temperatura e umidade elevadas. A especialista disse, ainda, que quando esse tipo de nuvem toca a água, se forma o que é conhecido como ‘tromba d’água’. Pelas imagens, não é possível afirmar, no entanto, se no caso de Ondina a nuvem chega a alcançar o mar.

A formação é caracterizada por um "prolongamento de base", ou seja, por se desenvolverem muito verticalmente, atingindo até 15 quilômetros de altura em relação à superfície.


Foto ::: Internauta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

-->