Presidente da Petrobrás é demitido e Adriano Pires é nomeado sucessor. General sempre defendeu interesse dos acionistas e não do povo ou do governo - Observador Independente

Acontecendo

Bem-vindo! Hoje é

terça-feira, março 29, 2022

Presidente da Petrobrás é demitido e Adriano Pires é nomeado sucessor. General sempre defendeu interesse dos acionistas e não do povo ou do governo



O presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu demitir o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, nesta segunda-feira (28/3). Ele ficou menos de um ano no cargo e, durante o período, os combustíveis sofreram aumento médio de 32,3%.


O motivo da saída seria à pressão por conta dos aumentos abusivos nos preços de combustíveis e as diversas críticas feitas pelo governo e pelo Congresso à estatal. Segundo a CNN, o economista Adriano Pires, especialista do setor de óleo de gás e com interlocução com políticos em Brasília, irá assumir o cargo.

Silva e Luna foi avisado que seria demitido nesta segunda, de acordo com informações do jornal O Globo. Com isso, o governo encaminhará à Petrobras uma lista de nomes para fazerem parte do Conselho de Administração da Petrobras. Dessa lista não constará o nome de Silva e Luna.

CONSELHO

Para ser presidente da Petrobras é necessário fazer parte do Conselho de Administração. Sem o nome nessa lista, Silva e Luna é automaticamente substituído. O ex-presidente teria, oficialmente, um mandato de dois anos, que só venceria no ano que vem. Mas isso não impede a troca, segundo fontes do governo, porque o Conselho precisará ser renovado já que seu atual presidente, Eduardo Bacellar Leal Ferreira, pediu para deixar o cargo.

O novo presidente do Conselho é Rodolfo Landim, que é presidente do Flamengo. Com a saída do anterior, abre-se a vaga de todos os conselheiros ao mesmo tempo, conforme o estatuto da Petrobras, deixando o caminho livre para o governo trocar Silva e Luna.

Silva e Luna chegou a contar com o apoio dos militares do governo, mas perdeu esse apoio por conta da forma como conduziu o aumento dos combustiveis neste mês. Para integrantes do governo, faltou "sensibilidade" a Luna.



‌Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.



Credito da foto:Marcelo Camargo / Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

-->