SMS confirma terceiro caso de varíola dos macacos em Salvador - Observador Independente

Acontecendo

Bem-vindo! Hoje é

quarta-feira, julho 20, 2022

SMS confirma terceiro caso de varíola dos macacos em Salvador




Paciente do sexo masculino, de 31 anos, começou a sentir os sintomas da doença no dia 13 de julho.


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador confirmou o terceiro caso de varíola dos macacos na capital baiana. O paciente, de 31 anos e do sexo masculino, começou a sentir os sintomas no dia 13 de julho.

Ele apresentou febre de início súbito, dor lombar, erupção cutânea e dor de cabeça. O mesmo não precisou de hospitalização e segue em isolamento com boa evolução em domicílio.

Outros dois casos da doença foram confirmados em Salvador nas últimas semanas: dois homens, um de 32 e outro de 34 anos. Todos os infectados seguem em isolamento domiciliar e passam bem.
Brasil

Até o momento, o Brasil tem 449 casos confirmados da varíola dos macacos, segundo dados divulgados nesta terça-feira, 19, pelo Ministério da Saúde.

A maioria dos casos (312) são registrados em São Paulo. Outros 71 são no Rio de Janeiro e 33 em Minas Gerais. O Distrito Federal tem oito casos, Paraná tem seis e Goiás, quatro.

Sintomas

A varíola do macaco é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980.

A doença é caracterizada por febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa.

A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre. A erupção tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.



 Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opínião

-->